Espiritualidade busca dar sentido e harmonia à vida

Valor marista envolve a integralidade da pessoa humana e a inspiração para ser e agir

05/06/2019 - 10h09

Espiritualidade,Centro de Pastoral e Solidariedade,semana champagnat,dia de champagnatNa série de matérias especiais abordando os valores maristas e como eles estão presentes no cotidiano da PUCRS, do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), do Hospital São Lucas e do Instituto do Cérebro do RS, a Espiritualidade é quarto valor abordado. Ele está disseminado entre os empreendimentos maristas e seus projetos, dando sentido e harmonia à vida das pessoas, iluminando a compreensão do mundo e orientando o relacionamento com Deus, com as pessoas e com a natureza.

Ao longo da semana dedicada a São Marcelino Champagnat, entre 3 e 7 de junho, outra ação integra a programação em homenagem ao legado do criador do Instituto Marista, há 200 anos. A campanha com o tema Sinal de Luz, convida a estudantes, docentes e técnicos administrativos a responderem à pergunta Quem é luz na sua vida?, por meio deste link. Todas as homenagens serão disponibilizadas no site diadechampagnat.com.br a partir desta quinta-feira, 6 de junho.

Espiritualidade por meio da meditação

living 360, prédio 15, sala de meditação, centro de pastoral e solidariedade

Sala de Meditação

Um dos atrativos do Living 360° é a Sala de Meditação. Localizada no 2° andar do prédio 15 (sala 221), sob coordenação do Centro de Pastoral e Solidariedade, atrai muitos estudantes, professores técnicos administrativos e membros da comunidade externa em busca do cultivo da interioridade. Desde a inauguração, em fevereiro deste ano, mais de 700 pessoas participaram das atividades oferecidas no local, conduzidas pela Pastoral, professores da PUCRS e convidados.

Para Tabajara Rodrigues, aluno de Doutorado em Ciência da Computação da Escola Politécnica, a prática traz diversos benefícios. “Do ponto de vista pessoal, permite o entendimento e controle de emoções e pensamentos proporcionando reflexões profundas sobre nós e a realidade que nos cerca. Olhando para o aspecto profissional, contribui para aumentar os níveis de foco e organização, diminuindo o estresse causado por nossas tarefas diárias”, cita o jovem.

Grupo Universitário Marista

Jovens da Pastoral Juvenil Marista em encontro na Igreja Cristo Mestre

Encontro da PJM / Foto: Centro de Pastoral e Solidariedade

Integrado à metodologia da PJM – Pastoral Juvenil Marista, o Grupo Universitário Marista, atua na PUCRS desde de 2012, promovendo a evangelização junto a adolescentes e jovens. Os mais de 56 participantes, entre alunos da Universidade e ex-alunos de demais unidades maristas, reúnem-se em quatro grupos de vivência e partilha, com encontros dinâmicos e de reflexão do projeto de vida dos universitários. Em 2018, a PUCRS reuniu 1.600 jovens estudantes maristas no Encontro da Juventude Marista (EJM), organizado pela PJM da Instituição.

“A PJM, para mim, é um momento de parada, observação e contemplação do que já passou em minha caminhada e o que ainda está por vir. É um momento de sonhar e fazer um mundo diferente, com pessoas diversas que estão ali para acolher e apoiar uns aos outros. Para isso, é preciso olhar para si mesmo, para aquele que está ao lado e para toda a comunidade que nos rodeia, com fé e espiritualidade. Não é um caminho fácil nem rápido, mas é um caminho prazeroso, que muitas vezes nos guia e dá sentido à correria da vida acadêmica”, destaca o aluno João Pedro Catarino, do curso de Psicologia, da Escola de Ciências da Saúde.

Igreja Universitária Cristo Mestre

70 anos, missa, igreja cristo mestre

Missa na Igreja Universitária Cristo Mestre / Foto: Camila Cunha

A Igreja Universitária Cristo Mestre é um espaço para despertar a espiritualidade em meio à rotina Universitária, permitindo o encontro com Deus e cultivo da fé. Entre 2018 e 2019, mais de 9 mil estudantes, professores, técnicos administrativos e visitantes participaram das missas, celebrações e demais atividades. Um destaque, é a Vigília Ecumênica inspirada no modelo de oração da Comunidade de Taizé, na qual os participantes reúnem-se para silenciar, cantar e partilhar a luz da fé. Estudante de Ciências Biológicas, Mariana Peixoto, visita diariamente o local, incorporando um momento de oração antes de iniciarem as aulas. Ela afirma que é um conforto ter Deus presente na Universidade, num espaço físico como a Igreja. “Isso é muito importante para mim como estudante da PUCRS, porque me auxilia a manter a espiritualidade. Acho que é um momento de retiro, mesmo estando no ambiente da Universidade”, cita a jovem.

O aluno de Ciência da Computação, Rafael Nunes, destaca que “a espiritualidade é algo central na minha vida, pois por esse meio posso encontrar a Deus, o qual é o fim da nossa existência. Algo que acho muito curioso é que geralmente pensamos que é praticamente impossível encontrar Deus dentro do ambiente acadêmico, mas nesses últimos semestres tenho visto que é justamente o contrário! Que, na verdade, nessas horas de estudo posso estar perto d’Ele oferecendo cada pequeno instante”, cita o aluno.

Valores Maristas

A próxima matéria abordará a Presença, valor que destaca o ato de educar pelo exemplo, pela abertura, reciprocidade e compromisso, cultivando uma relação de confiança, respeito e cuidado. Acompanhe o cronograma das publicações e leia todas as matérias neste link.

SEGUNDA-FEIRA – 3 DE JUNHO
Amor ao Trabalho

TERÇA-FEIRA – 4 DE JUNHO
Audácia
Espírito de Família

QUARTA-FEIRA – 5 DE JUNHO
Espiritualidade

QUINTA-FEIRA – 6 DE JUNHO (Dia de São Marcelino Champagnat)
Presença

SEXTA-FEIRA – 7 DE JUNHO
Simplicidade ​

Sinal de Luz

A proposta da ação motivada pela pergunta Quem é luz na sua vida? é estimular que a comunidade acadêmica homenageie as pessoas que são importantes na sua trajetória e que, assim como Champagnat, são sinais de luz. A questão pode ser respondida aqui.