Especialização qualifica para concepção e gestão de processos construtivos industrializados

Inscrições estão abertas

27/01/2016 - 10h12

O curso Design de Componentes e Sistemas Construtivos Industrializados é uma das opções de especialização oferecidas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS (FAU). O objetivo é qualificar profissionais para a concepção e gestão de processos construtivos industrializados. Os alunos serão orientados para a fabricação de produtos e componentes para a construção, através de técnicas modernas na área. Segundo o diretor da FAU, Mario Ferreira, o curso muda a lógica da construção, abandonando o sistema convencional e aperfeiçoando os processos de montagem, tornando-os rápidos e limpos. “O diferencial é a ótica da pré-fabricação e da construção industrializada, que inclui habitação, edificações em geral, mobiliário urbano, entre outros”, comenta o professor.

Durante as aulas, ocorrerão atividades de prática de projeto com o aprofundamento dos métodos dedesign de produto aplicado aos componentes e sistemas construtivos. A atividade também prevê exercícios de estudos de viabilidade e concepção de componentes para a construção. Os alunos serão orientados para a aplicação dos materiais, como aço, concreto, argamassa, cerâmicos, polímeros, e suas técnicas de transformação.

Ao final do curso, os estudantes deverão estar aptos para a formulação de conceitos de componentes, mobiliário urbano, elementos de urbanização e sistemas construtivos para edificações. Além disso, estarão capacitados em métodos de design, com conhecimento de processos de fabricação e dos modelos de gestão para obtenção de soluções arquitetônicas contemporâneas, a partir dos preceitos da industrialização.

As inscrições estão abertas até 26 de fevereiro e podem ser feitas pelo site www.pucrs.br/educacaocontinuada. Informações adicionais pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3727.