Escola de Direito promove o 1º Congresso Internacional de Liberdade Religiosa 

O evento gratuito e online irá debater conteúdos e limites da liberdade religiosa  

09/10/2023 - 17h47

congresso Internacional de liberdade religiosaNos dias 16 e 17 de outubro, a Escola de Direito da PUCRS irá apresentar a primeira edição do Congresso Internacional de Liberdade Religiosa, evento gratuito e online, cujo propósito é apresentar e discutir perspectivas a partir de diferentes disciplinas científicas da área do Direito e Humanidades, visando contribuir com o avanço da pesquisa nesta área. O debate dará destaque para os desafios da garantia do direito num cenário de diversificação religiosa e de aceleração tecnológica, e irá contar com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

O mestrando da PUCRS Guilherme Schoeninger faz parte da comissão organizadora do evento. Para ele, a realização do evento representa mais uma das ações da Escola de Direito na direção do aprofundamento do estudo dos direitos fundamentais, com suporte na perspectiva internacional.

“Atualmente, o tema da liberdade religiosa está presente em julgamentos do Supremo Tribunal Federal, assim como em outros ordenamentos jurídicos. E isso porque o cenário atual do assunto enfrenta questões pertinentes, como o sacrifício religioso de animais e os limites da autodeterminação das organizações religiosas”, relata o aluno.  

Docentes, pesquisadores, estudantes da graduação e pós-graduação e profissionais interessados pelo tema estão convidados a realizar a inscrição do evento. Além disso, será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. O professor Jayme Neto, da Escola de Direito, também expôs a sua perspectiva sobre o evento.

“Ninguém tem dúvida da relevância e urgência de debater a liberdade religiosa no Brasil e no Mundo. Sabendo que este é um direito fundamental, o desafio é avançar no seu conteúdo e limites. É isso que vamos fazer no congresso, trazendo especialistas da Espanha, Portugal e da América Latina”, relata. 

Serviço

  • O quê: 1º Congresso Internacional de liberdade religiosa da Escola de Direito da PUCRS
  • Quando: 16 e 17 de outubro
  • Onde: Plataforma Zoom
  • Horário: a partir das 9h

inscreva-se e participe do evento


Leia Mais Veja todas