5 dicas para alavancar sua carreira

Confira conselhos dos profissionais do PUCRS Carreiras e construa uma carreira sólida na sua área

10/10/2023 - 08h00
dicas para alavancar a carreira

Experimente diferentes áreas do seu campo de atuação para conhecer as possibilidades que mais lhe agradam. / Foto: Envato

O crescimento profissional é um grande sonho para a maioria das pessoas. Seja para a ascensão a um novo cargo ou para iniciar um grande projeto pessoal e empreender, o sucesso é um desejo comum. Nesse processo, podem surgir dúvidas sobre quais os primeiros passos tomar para que o objetivo final seja alcançado. Para contribuir com esse movimento, a consultora e psicóloga do PUCRS Carreiras Bruna Weirich reuniu algumas dicas para alavancar sua carreira. Confira! 

1) Invista em autoconhecimento 

O autoconhecimento é essencial para auxiliar na tomada de decisões que realmente façam sentido na nossa vida e, assim, sejam mais coerentes com a nossa visão de vida”, explica Bruna Weirich. Essa prática consiste em conhecer seus principais pontos positivos e aqueles que devem ser melhorados, visando aproveitar ao máximo seu potencial. 

Um levantamento realizado para compreender os estudantes da PUCRS, mostrou que mais da metade dos universitários buscam atendimento psicológico e/ou psiquiátrico com frequência. Além disso, três a cada dez deles possui como foco o autoconhecimento e a orientação, inclusive profissional — o que pode torná-los mais seguros em relação à escolha de um futuro profissional e com maior capacidade de adaptação às possíveis exigências do mundo do trabalho. 

Nesse sentido, vale experimentar diferentes áreas de trabalho dentro do seu campo de atuação para conhecer as possibilidades que mais lhe agradam e que destacam seus pontos positivos. Outra forma de obter o autoconhecimento é frequentando sessões de terapia com um profissional especializado.

2) Fortaleça sua marca pessoal 

A marca pessoal (também chamada pelo termo em inglês personal branding) é a primeira impressão deixada por alguém e pela qual será lembrada por quem cruzar por você. Desenvolver uma boa imagem é, portanto, essencial para um profissional que deseja ser reconhecido em sua área. Desenvolver uma boa marca pessoal em um processo de gestão de carreiras é uma maneira de se diferenciar no mercado de trabalho, conforme apontam pesquisadores da Universidade de Lisboa.  

dicas para alavancar a carreira

Estabelecer boas relações com pessoas-chave na sua área de trabalho é fundamental. / Foto: Envato

Para criar essa imagem de si e construir valor em torno do seu nome, o PUCRS Carreiras considera que um primeiro ponto importante é destacar suas habilidades, experiências e realizações de maneira consistente em seu currículo, redes sociais e nas suas comunicações profissionais. Além disso, recomenda trabalhar a comunicação para ser coerente com a percepção que quer gerar na sua rede de contatos profissionais e pessoais.

3) Aposte em networking 

Networking é a palavra em inglês utilizada para “rede de contatos profissionais”. O conceito consiste na ideia de notar e ser notado, estabelecendo boas relações com pessoas-chave na sua área de trabalho. A importância disso é tamanha que existem até mesmo livros ensinando como conquistar esses contatos, como o título “Networking: como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira”, de José Augusto Minarelli, educador brasileiro. 

“Fure a bolha e fortaleça bons relacionamentos no âmbito profissional. Vá a workshops, eventos da sua área de atuação e crie novas relações além de fortalecer as já existentes. O linkedin também é uma ótima ferramenta para isso”, sugere Bruna, do PUCRS Carreiras, durante esse processo de fortalecimento dos laços profissionais.

4) Busque por mentores 

“Olhar para nós mesmos é fundamental, olhar para o mercado também e ter em quem se inspirar melhor ainda”, comenta a psicóloga. Por isso, para além da autopercepção, possuir alguém que possua uma carreira sólida e inspiradora para entender como traçar sua jornada pessoal pode ser uma boa maneira de construir uma carreira de sucesso.  

dicas para alavancar a carreira, PUCRS Carreiras

O PUCRS Carreiras é um o serviço de mentoria oferecido gratuitamente para os membros da comunidade acadêmica. / Foto: Giordano Toldo

No PUCRS Carreiras, o serviço de mentoria é oferecido gratuitamente para os membros da comunidade acadêmica. Ele serve para todos os que desejam ter mais clareza e inspiração no seu caminho para saber exatamente qual caminho trilhar. Essa é uma maneira de estar em contato com profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho e possuem disponibilidade para compartilhar ideias sobre as suas experiências.  

5) Desenvolva habilidades 

Aqui a sugestão da consultora é simples, mas não menos importante: realize um mapeamento das suas habilidades e confira o que é necessário ser melhor desenvolvido para seguir os próximos passos da sua carreira. Com isso, é possível criar um plano de ação para estar sempre aprimorando suas habilidades. Para realizar essa tarefa, podem ser solicitados feedbacks, mas sem esquecer da relevância da autoanálise, é claro.

Nesse aspecto, devem ser considerados dois pontos. Em primeiro lugar, as chamadas hard skills, ou seja, aquelas habilidades mais “técnicas” essenciais para a execução das funções desempenhadas em certa área de atuação. Além delas, não podem ser esquecidas as soft skills, conhecidas também como competências socioemocionais e interpessoais. Afinal, é importante ter um bom relacionamento com a equipe de trabalho e saber trabalhar da melhor forma as emoções pessoais.  

Bônus: busque se especializar 

A capacitação profissional permite a obtenção de hard skills necessárias para a realização de um bom trabalho. Com ela, é possível progredir e aprender ainda mais sobre determinado campo de atuação. As especializações e os MBA’s podem auxiliar um profissional a se tornar referência em determinado assunto, potencializando as demais dicas trazidas pelo PUCRS Carreiras.


Quero saber mais sobre cursos, carreira e tendências de mercado.


Leia Mais Veja todas