6 livros para colocar na sua lista de leituras de 2024

Professores da PUCRS dão dicas de livros para incrementar seu repertório na carreira

28/09/2023 - 11h00

dicas de livros, livro design thinking e desafios da liderançaMais do que uma forma de adquirir vocabulário, conhecimento e até mesmo melhorar habilidades de escrita, o hábito da leitura pode ser um grande aliado no seu desenvolvimento pessoal. Aprender mais sobre temas como carreira, gestão, liderança e autoconhecimento pode ser o primeiro passo para o autoaprimoramento. Os professores da PUCRS dão dicas de livros com essas temáticas para você colocar na sua lista de leituras para começar o próximo ano com o pé direito. Confira: 

1. Design Thinking, de Tim Brown

“O livro aborda a importância de se estabelecer uma cultura de inovação nas empresas, por meio de uma abordagem centrada no ser humano para a resolução de problemas complexos, também conhecida como design thinking. Dentre os todos os conceitos explorados pelo livro, destaca-se a reflexão sobre iteração, empatia, compreensão emocional, insights, flexibilidade, adaptabilidade, entre outros. E também convida o leitor a refletir sobre a importância de se trabalhar em equipes com pessoas interconectadas e interdisciplinares.” 

Indicação da professora Silvia Dapper, da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos).

dicas de livros, livros comece pelo porquê e positive leadership2. Desafio da Liderança, da Harvard Business Review

“A obra reúne artigos clássicos sobre temas relacionados ao desenvolvimento de carreiras e realização profissional. Por meio de textos acadêmicos curtos, são apresentadas as ideias de professores, as quais são principais referências no mundo corporativo, como Peter Drucker, Daniel Goleman (professor convidado na Pós-Graduação da PUCRS), John Kotter e Peter Senge. Os artigos abordam questões atualíssimas, como o encorajamento das pessoas, o trabalho em equipe, a tomada inteligente de riscos, o desenvolvimento de talentos. Considero um livro fundamental para a vida das pessoas, das empresas e da sociedade.” 

Indicação do professor Daniel Ustárroz, da Escola de Direito. 

3. Comece pelo Porquê, de Simon Sinek

“Esse livro explora a importância do propósito e da motivação na vida pessoal e nos negócios. Ele aborda que devemos entender o motivo por trás de nossas ações e decisões, visto que isso é fundamental para alcançar o sucesso. O livro tem exemplos convincentes de empresas e líderes que adotaram essa abordagem, traçando um caminho para descobrir um sentido mais profundo em nossas ações e, assim, conquistar resultados mais significativos e gratificantes. Por meio de insights perspicazes e orientações práticas, o livro desafia os leitores a questionar e redefinir suas próprias motivações, incentivando-os a embarcar em uma jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.” 

Indicação do professor Filipe Albano, da Escola Politécnica. 

dicas de livros, livros mindset e em busca de sentido4. Liderança Positiva, de Kim Cameron

“Este livro explora o poder da liderança positiva e como ela pode impulsionar organizações e equipes. Cameron apresenta evidências científicas sobre os efeitos positivos da liderança, além de estratégias práticas para desenvolver habilidades de liderança empática, inspiradora e transformadora.” 

Indicação da professora Gabriela Teló, da Escola de Medicina. 

5. Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

“Considero este livro uma leitura importante para aqueles que desejam desenvolver uma mentalidade de crescimento para alcançar o sucesso em suas carreiras e vidas pessoais. A autora, uma renomada psicóloga, explora a diferença entre a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento. Ela mostra como acreditar no potencial de crescimento e aprender com os desafios pode levar a conquistas notáveis na carreira, gestão e liderança.” 

Indicação do professor Rafael Disconzi, da Escola de Negócios 

6. Em busca de sentido, de Viktor Frankl

“Qual a chave interpretativa do ser humano? O livro relata a experiência do autor de três anos em quatro campos de extermínio nazistas. Ele não aceita as perspectivas de seus mestres, Freud (vontade de prazer) e Adler (vontade de poder) para pensar o ser humano e propõe a vontade de sentido como chave, como o motor da vida humana e a verdade interior que sempre volta. Isto é, a teimosa vontade de que a vida faça sentido. Obra imprescindível para o autoconhecimento e o enfrentamento das dificuldades da vida.” 

Indicação do professor Luciano Marques, da Escola de Humanidades. 


Leia Mais Veja todas