Dia de Champagnat recorda a importância das vocações

Celebrada no dia 6 de junho, data evidencia a obra de Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista

03/06/2022 - 14h51

Dia de ChampagnatNo dia 6 de junho, celebramos o Dia de Champagnat, fundador do Instituto Marista. Há exatos 205 anos, Marcelino Champagnat iniciava a obra marista com um espírito inquieto e audacioso, buscando um mundo mais justo e fraterno 

O Dia de Champagnat também nos convida também a refletir sobre a vocação e nossa atuação diária. Somos provocados a nos perguntar: como minha missão contribui para a concretização do sonho de Marcelino?  

Em sua mensagem para celebrar a festa do fundador do Instituto Marista, o Superior-Geral, Ir. Ernesto Sánchez, reforça que devemos olhar para nossas práticas cotidianas e refletir sobre como podemos tornar o carisma mais vivo em nossa sociedade atual.  

“Talvez tenhamos que mergulhar na experiência da interioridade e da espiritualidade. Talvez tenhamos que rever como nos relacionamos, recorrendo à misericórdia, ao perdão e à reconciliação. E olhar para nossas atitudes e ações solidárias, especialmente em um momento em que surgiram novas formas de pobrezas e de necessidades, multiplicando a existência de crianças e jovens marginalizados”, avalia o Irmão.

Ano das vocações 

Em 10 de outubro de 2021, o Instituto Marista anunciou o Ano das Vocações Maristas. A celebração iniciou em 20 de maio de 2022 e terá seguimento até 6 de junho de 2023. Com a temática Cuidar e gerar vida Marista, o Ano das Vocações Maristas tem como proposta que Irmãos e Leigos/as conheçam e aprofundem a vocação bem como inspirar e fortalecer a missão de todas as pessoas que vivenciam o carisma marista em sua trajetória de vida.

A palavra vocação não deve ser entendida em sentido restrito, referindo-se apenas àqueles que seguem o Senhor pelo caminho de uma consagração específica. Cada pessoa humana recebe, com o dom da vida, um chamado fundamental: ser guardião uns dos outros, construir laços de concórdia e partilha.  

Quando o Instituto Marista convoca para o Ano das Vocações Maristas, quer provocar em cada um de nós a compreensão, o discernimento e engajamento sobre o ser marista. Toda pessoa que de alguma forma possui algum vínculo com o carisma marista é convidada e tem a possibilidade de contribuir com a missão de São Marcelino Champagnat.  

Desde seu espaço de atuação, por exemplo, pode contribuir muito na efetivação dessa missão e, ao fazer isso, pode ir cultivando e aprofundando o carisma marista em sua vida, bem como fazer um caminho de discernimento e adesão à vocação específica como Irmão ou Leigo/a. Dessa forma, todos somos chamados a viver o carisma marista, mesmo que a partir de jeitos diferentes e vocações específicas.  

Como sua missão contribui para a concretização do sonho do fundador? Compartilhe sua vivência conosco com a hashtag #diadechampagnat.  

Programação especial na PUCRS 

Entre os dias 6 e 9 de junho, a Universidade contará com atividades especiais para celebrar o Dia de Champagnat. Confira a programação: 

Intervenção O que inspira a minha vocação? 

  • Data: 6 de junho 
  • Horário: Das 11h às 14h e das 17h às 18h 
  • Local: Living 360°  

Missa do Dia de Champagnat | Celebrando o legado de Champagnat 

  • Data: 6 de junho 
  • Horário: 18h30 
  • Local: Igreja Universitária Cristo Mestre 

Retiro Caminhos de Interioridade | Viver e anunciar esperança 

  • Data: 9 de junho 
  • Horário: Das 16h às 18h 
  • Local: Igreja Universitária Cristo Mestre 
  • Inscrições: Gratuitas, neste link 

Leia Mais Veja todas