Defensoria Pública concederá bolsas permanência a estudantes negros de universidades privadas

Ação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta do caso João Alberto e busca contribuir para o enfrentamento ao racismo

13/04/2023 - 17h31

Foto: Pexels

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul lançou recentemente o edital para a seleção de estudantes negros da graduação para serem contemplados com bolsas de permanência, destinadas ao custeio de parte das despesas estudantis. 

 O edital teve origem por conta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pela Defensoria em conjunto com a empresa Vector Assessoria Empresarial Ltda., a Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes e o Centro Santo Dias de Direitos Humanos. No termo, foram estabelecidos e firmados diversos compromissos destinados ao enfrentamento do racismo em nível nacional e regional. 

Pré-requisitos para participar  

Podem se inscrever no programa estudantes que atendam aos seguintes requisitos: 

  • estar matriculado(a) e efetivamente cursando uma graduação presencial em universidade privada/particular que tenha sede ou campus em Porto Alegre;  
  • ser pessoa negra, comprovando meio da autodeclaração e heteroidentificação dos integrantes do Comitê formado para acompanhamento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta; 
  • ter ingressado na universidade e estar cursando a graduação através do Programa Universidade Para Todos (PROUNI). 

Informações importantes 

Na distribuição das bolsas, poderão ser contemplados estudantes da graduação em início de ciclo, assim como estudantes com ciclo já em andamento. Além disso, não serão contemplados/as estudantes que estejam matriculados/as na modalidade de Ensino a Distância (EAD). 

A concessão das bolsas permanência será realizada por meio de crédito financeiro, disponibilizado na conta bancária do/a aluno/a contemplado/a.  

A documentação necessária para inscrição, bem como todos os critérios de seleção, consta no respectivo edital da ação. Além disso, todas as orientações são fornecidas pela Defensoria Pública. O edital completo pode ser conferido aqui. 

Leia também: Bolsas para estudantes negros da PUCRS já têm selecionados: veja orientações 


Leia Mais Veja todas