Debates sobre diversidade se consolidam na Escola de Direito

Ciclo de Debates Jurídicos sobre Diversidade

Comissão organizadora
Fotos: Camila Cunha/PUCRS

No primeiro semestre de 2015, como uma proposta para aproximar os temas sobre minorias sociais em debate na sociedade e os alunos do curso de Direito, Clarice Beatriz da Costa Söhngen, Decana Associada da Escola de Direito, teve a ideia da adição de um ciclo de debates ao calendário de eventos da Unidade. Hoje a professora é a coordenadora geral do Ciclo de Debates Jurídicos sobre a Diversidade, realizado semestralmente e que tem sua 5ª edição nessa semana. Na comissão organizadora também estão Marcelli Cipriani, mestranda em Ciências Sociais, e Marina Damasceno, mestranda em Direito.

Sempre alinhado a questões atuais sobre diversidades de raça, de gênero e de classes, o Ciclo de Debates traz pesquisadores e ativistas dessas pautas sociais e abre o microfone para perguntas e comentários do público. Nessa edição, compuseram as mesas pesquisadores da PUCRS, da UFRGS e da Univates, além de militantes de ONGs e associações que atuam sobre temas de gênero e direitos da comunidade LGBT.

Ciclo de Debates Jurídicos sobre Diversidade

Debate sobre demandas de transexuais

Desde o dia 29 de maio, os debates abordaram as políticas de enfrentamento ao feminicídio (assassinato de mulheres por motivações que envolvem a condição de sexo feminino; um termo reivindicado por movimentos feministas em detrimento de crime passional), o feminismo como questionador da criminologia crítica, os efeitos das reformas trabalhista e previdenciária na vida dos mais vulneráveis e as demandas e situações de invisibilidade das pessoas transexuais em sociedade e no sistema prisional.

Nessa sexta, o tema A Situação dos Imigrantes em Razão da Crise terá as falas de Gustavo Oliveira de Lima Pereira, professor da Escola de Direito da PUCRS, e Fernanda Pinheiro Brod, professora de curso de Direito da Univates, com mediação de Eliane Fontana, também professora do curso de Direito da Univates. O evento acontece das 17h30min às 19h15min no Auditório do prédio 11. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria da Escola de Direito da PUCRS, prédio 11, 8º andar. A participação é válida como horas de atividade complementar aos alunos do Curso de Direito da PUCRS. Não será fornecido certificado. Mais informações em www.pucrs.br/direito.