Múltiplas possibilidades de atuação e conexões com o mercado: conheça o curso de Engenharia Mecânica

Profissionais dessa área desenvolvem soluções nos mais diversos setores da sociedade

16/10/2023 - 10h28
engenharia mecânica pucrs

Andressa Ávila optou pela Engenharia Mecânica pelo amor às ciências exatas e ampla área de atuação. / Foto: Giordano Toldo

Andressa Ávila tem 20 anos e veio do interior para Porto Alegre em busca do sonho de ser engenheira, carreira que ela escolheu por amor às ciências exatas e pela vastidão de oportunidades que a área oferece. Aluna do 5º semestre do curso de Engenharia Mecânica da PUCRS, ela conta que decidiu por essa graduação por conta da grande carga prática e técnica do curso, e também para mostrar o poder das mulheres na área.  

É uma área muito masculinizada, o que se mostrou para mim como um desafio. Tenho como objetivo mostrar que é um curso também para mulheres”, afirma. 

O aluno Augusto Martins, de 23 anos, está no nono semestre e sempre teve vontade de atuar junto a tecnologias que gerassem impacto real no cotidiano das pessoas – além de também ter afinidade com exatas, o que o inclinou para a área da engenharia. “No início, ainda tive alguma dúvida entre a Engenharia Elétrica ou a Mecânica, mas o fato de, na Mecânica, tudo ser muito visível e prático acabou fazendo com que optasse pelo curso”, relata ele. 

Criar, validar e desenvolver soluções em setores como o metalúrgico, siderúrgico, petroquímico, automotivo, de climatização, alimentício, de agropecuária, de papel e celulose e têxtil: esse é o vasto campo de atuação do profissional de Engenharia Mecânica. Com o objetivo de preparar os alunos para atuar em um mercado tão essencial na vida e no dia a dia das pessoas, a graduação em Engenharia Mecânica da PUCRS conta com uma estrutura de ponta e corpo docente qualificado. Além disso, também conta com uma matriz curricular atualizada, baseada em estruturas formativas que consolidam o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para profissionais da área e alinhadas às novas demandas do mercado e da sociedade. 

Em seus quase 56 anos de história, o curso já formou mais de 3.400 profissionais, desde seu reconhecimento em 1967. O coordenador do curso, Sérgio Boscato, destaca alguns de seus principais diferenciais:  

“O curso apresenta como destaques da formação acadêmica o empreendedorismo, a internacionalização (incluindo dupla diplomação) e a articulação com a Pós-Graduação, projetos e programas. E além da ampla estrutura da PUCRS, que disponibiliza diversos espaços para estudo e convivência, o curso de Engenharia Mecânica conta com laboratórios e salas especiais que favorecem a integração de estudos teóricos e práticos e a aplicação de diferentes metodologias e práticas pedagógicas”, pontua. 

Curso conta com laboratórios e espaços dos mais diversos 

engenharia mecânica pucrs

Augusto Martins é fascinado por tecnologias que gerem impacto real no cotidiano das pessoas./ Foto: Giordano Toldo

Entre os principais espaços de aprendizagem da Escola Politécnica à disposição dos alunos estão a Agência Experimental de Projetos de Engenharia (AGEPE), o Centro de Demonstração em Energias Renováveis (CEDER), o Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica (LB-Solar), o Laboratório de Energia Eólica (LAB-EÓLICA). Além destas, outras estruturas disponíveis não apenas para o curso de Engenharia Mecânica, como também de outros cursos da Escola Politécnica, contam com equipe e infraestrutura diferenciadas. Além de todos esses laboratórios, o curso de Engenharia Mecânica também utiliza eventualmente espaços de outras unidades da Universidade, de acordo com as necessidades de cada disciplina. Todos esses espaços contribuem integralmente para a aprendizagem dos estudantes. 

“Estes espaços diferenciados permitem a vivência de situações apresentadas em teoria, tanto para agregar em conhecimento quanto para o desenvolvimento de novas soluções. São espaços destinados à visualização, à experimentação e à criação, e os estudantes podem praticar e elevar o seu nível de compreensão e integração com a sociedade”, explica o professor Sérgio. 

Os alunos aproveitam bastante os espaços da Escola – e têm até seus favoritos. Andressa gosta muito dos laboratórios, e considera vivenciar a parte prática de diversas disciplinas nestes espaços é um grande diferencial da Universidade. Além disso, seu lugar favorito é a Agência Experimental de Projetos em Engenharia (AGEPE). Já Augusto utiliza muito os laboratórios computacionais e, além deles, seu preferido é o Laboratório de Mecânica de Fluidos. 

“O laboratório apresenta os mais diferentes tipos de experimentos que possibilitam o entendimento de questões que nem sempre são tão visíveis no mundo teórico (Experimento de Reynolds, utilização de tubos de Pitot, etc). Na Politécnica, temos um mundo de espaços que podemos explorar e realizar experimentos quando necessários para algum tipo de pesquisa. Sem dúvida, para a Engenharia Mecânica, eles fazem toda a diferença”, afirma Augusto. 

engenharia mecânica pucrs

Estudante do nono semestre, Augusto conheceu o curso por meio do Open Campus, evento para alunos do Ensino Médio que proporciona experiência universitária. / Foto: Giordano Toldo

A graduação da PUCRS proporciona a formação de profissionais com qualificação para conceber, desenvolver, validar e aplicar soluções inovadoras especialmente nas áreas de materiais, processos de fabricação, fluido-térmica, projeto mecânico, mecânica computacional e controle de qualidade e automação industrial, levando em consideração aspectos relacionados à sustentabilidade, novas tendências tecnológicas e abordagens disruptivas. Destacam-se as atuações nos setores metalúrgico, siderúrgico, petroquímico, automotivo, de climatização, alimentício, de agropecuária, de papel e celulose e têxtil. “Esta formação generalista é o resultado das competências e habilidades adquiridas em disciplinas e é potencializada pelo ecossistema que a Universidade oferece aos seus estudantes”, frisa o coordenador. 

Um ponto forte do curso que contribui para sua excelência é o seu corpo docente, que se mantém constantemente atualizado em relação às tendências do mercado. Por meio do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), a Escola Politécnica promove atividades de formação docente com foco em práticas pedagógicas e inovação no Ensino Superior com atenção aos movimentos que ocorrem no Ensino Médio e no mundo profissional. A maioria dos professores da graduação em Engenharia Mecânica integra também a Pós-Graduação (tanto stricto sensu quanto lato sensu) e é atuante no mercado de trabalho.  

Estrutura e oportunidades na PUCRS encantam 

O coordenador Sérgio Boscato exalta a qualidade e tradição há muito reconhecidas da graduação em Engenharia Mecânica da PUCRS, que possui uma matriz curricular atual e estruturada de modo a conduzir o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Isso ocorre por meio da teoria e da vivência de práticas voltadas a temas de interesse da profissão e relacionadas às contínuas exigências da sociedade e do mercado de trabalho. O professor destaca alguns dos principais fomentos a esse desenvolvimento oferecidos pelo curso e pela Universidade: 

“Além da formação plena e generalista conferida pelo conjunto de disciplinas, estudantes do curso têm à disposição diversas oportunidades, como programas de estágio, consultoria de carreira, iniciação científica, participação em equipes estudantis, mobilidade acadêmica, integração com a pós-graduação, visitas técnicas, entre outras”. 

engenharia mecânica pucrs

Aluna do quinto semestre, Andressa veio do interior do Estado para estudar na PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Augusto conta que, antes e ser aluno da PUCRS, já havia tido contato com a Universidade quando participou de uma edição do Open Campus, evento que reúne alunos do Ensino Médio para uma experiência de imersão na vida universitária 

“Conhecendo a estrutura da PUCRS e me aproximando do curso no evento, vi que não encontraria outra universidade com tantos espaços e oportunidades em Porto Alegre. Além disso, acredito que um dos diferenciais que encontro aqui são as infinitas possibilidades de conexões com pessoas e empresas que estão no mercado de trabalho”, conta ele. 

Já Andressa ingressou na Universidade via transferência, e conta que não poderia ter feito uma escolha melhor: 

“A PUCRS sempre me brilhou os olhos e sou muito feliz por ter a oportunidade de fazer parte dela. A estrutura que a universidade oferece não tem comparação. Além disso, percebo o quanto nós somos preparados para o mercado de trabalho, para os desafios que a vida profissional traz e como enfrentá-los. Não há como descrever o número de oportunidades que um aluno da PUCRS possui na palma de sua mão”. 

ESTUDE ENGENHARIA MECÂNICA NA PUCRS


Leia Mais Veja todas