Congresso mundial de Filosofia Medieval reúne palestrantes de nove países

Na sua 14ª edição, evento é realizado pela primeira vez no hemisfério sul

24/07/2017 - 16h38

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Durante esta semana, entre 24 e 28 de julho, a PUCRS recebe representantes de universidades da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália e México para participar do 14º Congresso Mundial da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no hemisfério sul. A programação conta com dez palestras e mais de 200 apresentações de trabalhos realizadas por membros da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval (SIEPM), entidade existente desde 1958.  O Congresso, que ocorre a cada cinco anos, teve início nesta segunda-feira, dia 24, no teatro do prédio 40.

Foto: Camila Cunha/PUCRS

Participaram da abertura o Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; o decano da Escola de Humanidades da PUCRS, Draiton Gonzaga de Souza; o professor do curso de Filosofia da PUCRS e membro da SIEPM Roberto Hofmeister Pitch; o secretário de cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse; o presidente da SIEPM, Loris Sturlese; a vice-reitora da UFRGS, Jane Fraga Tutikian; e o representante da Unisinos, Alfredo Santiago Culleton. A realização do evento em Porto Alegre é resultado da iniciativa dos programas de pós-graduação em Filosofia das três universidades gaúchas, que possuem antiga e forte tradição de pesquisas na área, com excelência internacional. “O congresso representará um impulso ao estudo da filosofia medieval em nosso País. O ser humano e suas relações no contexto cultural atual ressurgem como o grande desafio para a construção de uma humanidade humanizada”, destacou o Ir. Evilázio.

Segundo o secretário Alabarse, em época de conflitos e intolerância, é muito importante a promoção de eventos desse porte, que lançam um olhar de mais lucidez sobre o passado. “Que esse olhar chegue até o presente e possa iluminar o futuro, que passa pelo conhecimento e pela expansão de ideias de tolerância e de solidariedade”, comenta. “Estamos muito felizes que a realização deste evento pela primeira vez na América Latina seja no Brasil, que foi precedido por um colóquio regional da Sociedade em 2010, com apoio da PUCRS, e mostrou o grande potencial científico e humano que caracteriza esse continente”, ressaltou Sturlese, presidente da entidade.

Loris Sturlese, Congresso Mundial da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval, Escola de Humanidades, Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval, SIEPM

Loris Sturlese/Foto: Camila Cunha/PUCRS

O tema geral desta edição é Homo – Natura – Mundus: O Ser Humano e as Suas Relações. A proposta é promover a área acadêmica de estudos em filosofia medieval. A SIEPM tem como frentes de pesquisa a filosofia latina, judaica, islâmica e bizantina. Todas possuem centros de pesquisa no mundo, principalmente na América do Norte, na Europa e na América do Sul, que se dedicam ao trabalho com fontes manuscritas, edições de textos, estudos de textos e autores referência na área.

De acordo com Roberto Hofmeister Pitch, a PUCRS é um dos centros mais importantes para o fomento dessa área de pesquisa na América Latina. Segundo ele, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade forma, há mais de duas décadas, mestrandos e doutorandos nessa área. “A SIEPM é a maior e mais importante sociedade de pesquisa no mundo em filosofia medieval. Pesquisadores de mais de 30 países estarão presentes. Trata-se do maior evento de filosofia que a PUCRS já sediou”, garante o professor.

Veja os principais palestrantes:

Andreas Speer, Universität zu Köln (Alemanha)
Fiorella Retucci, Università del Salento (Itália)
Jacob Schmutz, Université Paris–Sorbonne (França)
Jörg Tellkamp, Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Iztapalapa (México)
Katerina Ierodiakonou, National and Kapodistrian University of Athens (Grécia)
Olga Weijers, Huygens Institute / The Hague (Holanda)
– Institut de Recherche et d’Histoire des Textes, CNRS (França)
Rafael Ramón Guerrero, Universidad Complutense de Madrid (Espanha)
Rodrigo Guerizoli, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
Silvia Donati, Albertus-Magnus-Institut (Alemanha)
Steve Harvey, Bar-Ilan University (Israel)