Congresso debate 80 anos de Estado Novo

Inscrições estão abertas e o prazo final para envio de trabalhos é 1º de agosto

29/06/2017 - 09h56

Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos O Programa de Pós-Graduação em História, da Escola de Humanidades, promove o 11º Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no auditório do prédio 5 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A atividade terá como tema Os 80 Anos do Estado Novo. As inscrições já estão abertas e o prazo final para envio de trabalhos é 1º de agosto.

O evento bianual reúne professores e pós-graduandos de todo o país e exterior. Dentre os palestrantes convidados estão representantes da Universidade de Lisboa, da Universidad Carlos III (Madri) e da Università Degli Studi di Genova. A proposta é divulgar as pesquisas em andamento nas áreas em que se concentram as atividades de ensino, pesquisa e extensão do PPG em História.

As conferências e mesas redondas abordarão os 80 anos do Estado Novo, literatura, cultura e pensamento social no Brasil dos anos 1930, o Estado Novo e os regimes autoritários ibéricos e a política de nacionalização no Estado Novo. Será fornecido certificado de participação on-line a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. Inscrições e outras informações www.pucrs.br/eventos/int/cieia2017.

Envio de trabalhos

Interessados em apresentar trabalhos devem enviar resumo para [email protected], até 1º de agosto, informando o simpósio temático desejado. As propostas serão avaliadas, aprovadas ou não pelo Comitê Científico. O retorno será dado por e-mail até 7 de agosto. Os simpósios temáticos debaterão direitas, história e memória; projetos nacionais autoritários e transições democráticas; autoritarismo e corporativismo; a República pensa e atua sobre seus índios; Estado Novo e educação; história e imagem; história, imagem e cultura visual; imigrantes e descendentes no Estado Novo; produção cultural e vida intelectual no Brasil pós-1922; memória escrita e narrativas orais sobre a cidade e o patrimônio; e rupturas, permanências e transições na ocupação de territórios.