Concurso Rede Sapiens recebe inscrições até 31 de março

Iniciativa promove a valorização do conhecimento científico produzido no Rio Grande do Sul e aproxima empresas das pesquisas acadêmicas

16/03/2021 - 09h10

mestres e doutores, rede sapiensO concurso Rede Sapiens incentiva a integração da tríade universidades, sociedade e mercado e tem como objetivo valorizar o conhecimento científico produzido no Rio Grande do Sul, além de aproximar as pesquisas desenvolvidas com as empresas. Para participar, mestres/as e doutores/as interessados/as devem gravar um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações e enviar o formulário, disponível neste link, até o dia 31 de março! 

A iniciativa do Pacto Alegre, articulada pela uMov.me Arena, conta com a curadoria da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS (Fapergs) e da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), com o apoio de diversas universidades gaúchas, entidades setoriais e empresas. 

O Pacto Alegre é uma iniciativa que une o poder público, a academia e a iniciativa privada em prol da inovação em Porto Alegre. O projeto teve início no ano passado, quando foi lançada a Aliança para a Inovação, uma parceria entre as principais universidades da Capital  — PUCRS, UFRGS e Unisinos  — e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. 

A PUCRS na Rede Sapiens

Confira apresentações de pesquisas que foram desenvolvidas na PUCRS:

Sobre o concurso 

A proposta da Rede Sapiens é possibilitar a aplicação prática da produção acadêmica e dar visibilidade ao desenvolvimento da ciência no Estado. Empresas interessadas também poderão entrar em contato com os/as autores/as dos trabalhos através de um formulário disponível na página de cada vídeo da vitrine. 

O grande objetivo dessa conexão é que cada pesquisa possa ser aplicada de maneira prática na vida das pessoas e das empresas. “A única forma de promover um desenvolvimento sustentável é através do conhecimento científico”, destaca Luis Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, um dos apoiadores do projeto.