Comung debate parques tecnológicos e ensino híbrido

Encontro de gestores de universidades comunitárias gaúchas ocorreu no Tecnopuc

06/07/2017 - 12h40
Carles de Souza, Sônia, Martínez, Costa da Costa e Audy. Foto: Bruno Todeschini

Carles de Souza, Sonia Palomo, Victor Martínez, Jaderson Costa da Costa e Jorge Audy.

A PUCRS recebeu nesta quarta-feira, 5 de julho, um encontro com as lideranças do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que teve como temas principais os parques tecnológicos da Espanha e o ensino híbrido. O evento ocorreu no auditório do prédio 99A do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), e contou com a presença do presidente do Comung e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza, e do Vice-Reitor da PUCRS, professor Jaderson Costa da Costa.

No turno da manhã, os reitores e demais membros das instituições representadas pelo Comung assistiram à apresentação O Parque Tecnológico de Andaluzia (PTA) e o impacto no desenvolvimento de Málaga e Andaluzia, conduzida pelo vice-reitor de Projetos Estratégicos da Universidade de Málaga (UMA), professor Victor Fernando Muñoz Martínez, e pela diretora do PTA, professora Sonia Palomo. Na sequência, Martínez falou sobre a Visão da área de inovação da UMA.

Foto: Bruno Todeschini

Palestrantes apresentaram ambientes de inovação na Espanha. Fotos: Bruno Todeschini

No turno da tarde, as palestras trataram da inserção do ensino híbrido como tendência para o ensino superior no RS. A técnica tem entre suas características combinar a personalização do ensino com o uso de recursos tecnológicos. Dinâmicas da educação superior do RS – Oportunidades de captação para instituições comunitárias e melhores práticas na abertura e operação de novas modalidades foi a abordagem do professor Luis Trivelato. O professor Gustavo Hoffmann falou sobre Ensino híbrido: Mais aprendizado com menos aulas. Já o tema Grupo A: Parceiro para acelerar a adoção do ensino híbrido – Casos de sucesso e proposta de parceria com o Comung foi tratado por Gabriel Custódio e Bruno Weiblen.

De acordo com o presidente do Comung, professor José Carlos Carles de Souza, o evento integra as atividades preparatórias para o 5º Fórum de Gestão e Inovação do Comung, que ocorre em setembro. “Temos realizado não apenas encontros aqui no Brasil, mas também encontros no exterior. No ano passado, estivemos em Málaga, na Adaluzia (Espanha) observando como procedem [com os parques tecnológicos]. Isso é importante, porque estamos formando profissionais aqui, no Rio Grande do Sul, para fazer a gestão da tecnologia dentro da universidade, junto aos governos e aos empresários. Ou seja, dentro da ideia da tríplice hélice, de congregar a universidade, o governo e a empresa para o desenvolvimento local, de acordo com a vocação econômica de cada região”, destacou.

Sobre o Comung

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) congrega 15 instituições de ensino superior, entre elas a PUCRS. Com mais 8 mil professores e 11 mil técnicos, contabiliza aproximadamente 190 mil universitários e oferece 1.465 cursos de graduação e de pós-graduação. Um dos propósitos é trabalhar com a tecnologia, a inovação, o desenvolvimento científico e tecnológico das instituições e das comunidades nas quais estão inseridas.