Clube de Ciências finaliza atividades no Museu da PUCRS

Os alunos de escolas de Ensino Fundamental vão participar da ação Uma Noite no Museu

23/11/2017 - 14h51
Clube de ciências, museu, mct, Assunção, Champagnat, Farroupilha, Graças, Ipanema, Medianeira, Rosário, São Pedro, colégios, marista

Alunos dos colégios puderam aprender ciência na prática.
Foto: Divulgação

Mais de 160 estudantes do Ensino Fundamental envolvidos em 2017. Este é um dos resultados do programa Clube de Ciências, que finaliza as ações deste ano no dia 24 de novembro (data que é celebrada o Dia Mundial da Ciência). Na ocasião, os jovens vão participar de uma divertida atividade de descobertas: a Uma Noite no Museu, ação desenvolvida pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT). Participaram do Clube de Ciências alunos dos colégios Assunção, Champagnat, Farroupilha, Graças, Ipanema, Medianeira, Rosário e São Pedro.

Completando 10 anos em 2017, o programa é realizado pelos estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas da PUCRS. Uma vez por semana, realizam encontros para aplicar diversas atividades de Ciências e de Biologia para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Todas as atividades têm orientação do professor de Ciências dos respectivos colégios, de um professor da PUCRS e de monitores (alunos de licenciatura ou bacharelado da universidade). O objetivo é incentivar a carreira docente, além de fortalecer a formação inicial de licenciandos em Ciências Biológicas.

“Neste ano, dois trabalhos foram publicados em congressos, resultantes da pesquisa de uma aluna do pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática relacionada ao clube de ciências”, celebra a professora responsável pelo Clube de Ciências, Ana Lúcia Chittó, do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da PUCRS. Segundo a professora, todos os anos são selecionados trabalhos científicos elaborados por estudantes dos clubes, com auxílio dos monitores e professores, para o Espaço Jovem Cientista, organizado pelo MCT. Os jovens participaram das ações de abril a novembro.

No mês de dezembro, será realizado um encontro com as escolas para mostrar todos os resultados desenvolvidos durante o ano.

Uma Noite no Museu

A ação Uma Noite no Museu é uma experiência onde os jovens solucionam enigmas astronômicos. Os estudantes realizam uma força-tarefa para analisar novas pistas em uma noite cheia de investigação e descobertas.

200 ações pelos 200 anos

Essa ação faz parte das 200 ações em comemoração ao Bicentenário Marista. O projeto já conta com mais de 150 ações – número que cresce a cada dia. A meta é que sejam atingidas as 200 iniciativas até o final de 2017, ano que marca o bicentenário marista no mundo.

Podem ser cadastrados projetos nas áreas de educação, inovação, espiritualidade, cidadania e direitos humanos, esporte, sustentabilidade, arte e cultura, que sejam desenvolvidos em locais onde a Rede Marista está presente. A comunidade é convidada a participar sugerindo novas iniciativas ou cadastrando-se como voluntária e/ou apoiadora nas ações que já estão acontecendo – basta acessar a plataforma online.