Cesmar e Tecnopuc lançam curso para jovens em situação de vulnerabilidade social

Aulas iniciam em 17 de maio e serão ministradas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, por meio do Centro de Inovação e do Hub Social

10/02/2021 - 11h40
Cesmar e Tecnopuc lançam curso para jovens em situação de vulnerabilidade social

Foto: Christina Morillo/Pexels

Atualizada em 7/4/2021

Em parceria com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), o Centro Social Marista (Cesmar) lançou o curso Full Stack Social (“pilha cheia” em inglês). O curso, que é vinculado ao programa Jovem Aprendiz, é destinado a jovens de 16 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social e que moram em regiões próximas à PUCRS. 

As aulas iniciam em 17 de maio e serão ministradas no Tecnopuc, por meio do Centro de Inovação e do Hub Social, com o objetivo de promover o contato com empresas parceiras em potencial. “Os alunos e alunas ingressam como Jovens Aprendizes, já com o apoio de alguma empresa parceira. Assim, se espera que ao final do programa o grupo esteja capacitado e já iniciando suas carreiras nas áreas”, explica Michael Mora, coordenador do Centro. 

A expressão Full Stack é muito utilizada na área de tecnologia e se refere à formação de profissionais com habilidades para atuar no processo de desenvolvimento de uma aplicação web, que são sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador. 

Mudando vidas por meio da tecnologia 

Márcia Broc, responsável do Cesmar pela gestão do projeto, relembra de jovens que já passaram pelos cursos do Centro e conta como surgiu a ideia do projeto. “Ofertamos o curso de Programação de Software por mais de cinco anos. Formamos mais de 100 jovens nesse curso, muitos deles estão trabalhando e ganhando a vida nessa área, com aquilo que aprenderam conosco. A última turma que formamos foi em setembro de 2020. Nós paramos para reformular o projeto e foi aí que nasceu a ideia de fazermos um curso de desenvolvimento web, mais focado nos produtos digitais”, conta.  

Segundo Márcia, a capital gaúcha mantém boas oportunidades na área de TI. “Hoje nós temos pelo menos 170 vagas nessa área em aberto em Porto Alegre. As empresas de desenvolvimento de sistemas têm muita dificuldade para encontrar profissionais, justamente pela carência que se tem de pessoas formadas. Motivados por esse contexto, por essa missão de incluir jovens no mundo do trabalho, nós resolvemos lançar esse curso. Queremos alianças e parceiros que estejam interessados em desenvolver seu papel social”, comenta.   

PUCRS oferece disciplinas voltadas para formação cidadã e inclusiva

Foto: Envato Elements

Além de ajudar a gerar oportunidades, o Full Stack contribui para o aumento da diversidade em ambientes corporativos, com o apoio de empresas que estejam comprometidas em compartilhar suas expertises organizacionais em prol do desenvolvimento humano e social. Em tempos tão desafiantes, as oportunidades na área da tecnologia vêm se mostrando promissoras e, a partir de capacitações como esta, evidenciam que podem contribuir para desenvolver, incluir e impactar positivamente a comunidade”, destaca Ana Lúcia Maciel, líder na área de impacto social do Tecnopuc. 

Saiba mais sobre o curso

O curso tem a duração prevista de 14 meses, com 30 vagas. Os/as estudantes serão divididos em duas turmas nos turnos da manhã e tarde. Pela manhã, as aulas acontecerão das 8h às 12h e, pela tarde, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Quem estiver estudando deverá fazer o curso no turno inverso às aulas da escola. 

O programa incluiu: carteira assinada por alguma empresa parceira desde o primeiro dia, além de receber todos os benefícios como trabalhador/a com vínculo especial de trabalho. Confira os requisitos necessários: 

  • Ter entre 16 e 22 anos; 
  • Estar estudando ou ter o ensino médio concluído; 
  • Morar próximo a PUCRS; 
  • Ter carteira de trabalho; 
  • Estar dispensado do serviço militar. 

As empresas que tiverem interesse em participar do projeto como parceiras, ou colaborar de outro modo, podem fazer isso de duas maneiras:

  • Contribuindo para a formação dos educandos: é possível compartilhar recursos, conhecimento ou experiências compatíveis com a área. Foi criada uma grade curricular colaborativa, na qual profissionais do mercado podem oferecer conteúdo didático, workshops, palestras com público aberto, visitas guiadas às empresas e mentorias para os trabalhos de conclusão de curso.
  • Investir em responsabilidade social: a empresa interessada pode suprir cotas do Programa Jovem Aprendiz, conceder espaço publicitário, patrocinar material de apoio e/ou ter a marca presente em campanhas que vão acompanhar a evolução do projeto.

As organizações podem registrar o interesse em colaborar com o projeto neste formulário ou pelo e-mail [email protected] e aguardar o retorno.


Leia Mais Veja todas