Carinho: homenagem a profissionais que atuam nos serviços essenciais do Campus

Entrega de violetas, símbolo marista, demostrou a gratidão da comunidade universitária às equipes que diariamente cuidam de maneira presencial do funcionamento da PUCRS

25/03/2021 - 13h11
Carinho: homenagem a profissionais que atuam nos serviços essenciais do Campus

Entrega de violetas para profissionais da PUCRS / Foto: Bruno Todeschini

Em março completamos um ano desde o início de uma pandemia sem precedentes, que alterou por completo nosso modelo de trabalho e de vida. Quando a maior parte das atividades da PUCRS rapidamente foi adaptada para funcionar de maneira remota e, desta forma o Campus se esvaziou para cumprirmos o necessário isolamento social, um grupo de pessoas permaneceu no local, dedicando seu trabalho para cuidar de atividades essenciais que necessitam da presença física.  

Na tarde desta quarta-feira (24), uma ação realizada no Campus teve a missão de traduzir, com uma singela homenagem, um pouco do carinho e do reconhecimento merecidos pelos profissionais que atuam nos serviços essenciais da Universidade. 800 violetas flor símbolo da identidade Marista que representa simplicidade, humildade e modéstia, foram distribuídas nos setores em que os colaboradores estão trabalhando de maneira presencial. 

Segundo o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, cada colaborador tem sido fundamental e é parte do relevante papel que a Universidade tem tido no enfrentamento da pandemia. “Este período, que se estende para além das nossas expectativas e que tem devastado famílias ao redor do mundo, é também um convite constante à busca de sentido, de cuidado, de fraternidade. Desejo que nessas circunstâncias adversas, o trabalho continue sendo fonte de sentido e realização e que cada um esteja conseguindo cuidar de si e de quem ama. Tenho orgulho do que fomos capazes de fazer juntos para chegarmos até aqui”, destacou.  

#JuntosSeguimos 

Carinho: homenagem a profissionais que atuam nos serviços essenciais do Campus

Foto: Bruno Todeschini

Isabel Degrazia, gerente da Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), destacou a interdependência que existe entre todas as funções da comunidade universitária. “Este é o momento de agradecermos de forma muito calorosa a cada um que seguiu realizando suas atividades presenciais no Campus. Pela dedicação e pela responsabilidade por seu trabalho tão essencial para a Universidade, mas também para que muitos de nós, colegas, pudéssemos nos manter remotamente, realizando outras atividades que também impactam no funcionamento da PUCRS. Somos melhores quando estamos juntos. Logo estaremos perto novamente!”, afirmou.  

A ação foi conduzida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) e pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes).  

Champagnat e as violetas 

Marcelino Champagnat foi um camponês que, há quase 200 anos, no interior da França, sonhou em transformar o mundo por meio da educação. Ele fundou a instituição que hoje está em 82 países e beneficia mais de 650 mil crianças, jovens e adultos. No Rio Grande do Sul, esse mesmo ideal se mantém vivo em Colégios, Unidades Sociais, na Universidade (a PUCRS) e no Hospital São Lucas. Desde aquela época, a violeta é utilizada como um símbolo para representar o jeito de ser de Marcelino Champagnat: simples, humilde, discreto e, ao mesmo tempo, marcante.

Confira imagens de como foi a entrega das flores: