Campus conta com serviço de urgência e emergência

Atendimento é prestado a alunos, funcionários e quem circula na PUCRS

07/12/2018 - 14h24
Ambulância Transul

Foto: Bruno Todeschini

Desde setembro, a PUCRS conta com serviço de área protegida no Campus e, a partir de novembro, passou a ter também um ambulatório físico. Uma sala no térreo do prédio 5 está equipada para apoiar os casos de urgência e emergência. Os profissionais da saúde acolhem os pacientes e fazem os primeiros atendimentos, tendo por suporte o serviço realizado pela Transul, empresa especializada na área. Informado dos sintomas do paciente, o médico avalia a situação e faz as prescrições necessárias. Em ocorrências mais graves ou quando a pessoa não pode se deslocar, a ambulância é acionada.

ambulatório conectado, Transul

Foto: Bruno Todeschini

O serviço atende alunos, funcionários, usuários do Parque Esportivo e do Tecnopuc, visitantes do Museu de Ciências e Tecnologia e todas as pessoas que circulam pelo Campus. Funciona durante as 24 horas do dia, mas a sala no prédio 5 está aberta de segunda a sexta, das 8h às 23h. O ramal para acionar o serviço em qualquer horário é o 4444, atendido pelos bombeiros civis da PUCRS.

Nos primeiros três meses de funcionamento, foram mais de 150 atendimentos, com diversos diagnósticos.

Área protegida

Área protegida é a qualificação que se dá a um local específico que conta com serviço que garanta assistência pré-hospitalar de urgência e emergência a todas as pessoas que o frequentam.