Campanha incentiva o contato afetivo com idosos durante a pandemia

Ação é promovida pelo Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano e teve início durante o mês de combate à violência ao idoso

28/06/2021 - 18h22
sintomas, PsiCOVIDa, cartilha para idosos, autodiagnóstico, coronavírus, covid-19, diagnóstico, InCare, sintomas da Covid-19

Campanha convida familiares e amigos a realizarem ligações e enviarem mensagens para idosos, mantendo contato afetivo / Foto: Shutter Stock

O distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19 reduziu o círculo de relações diárias da maioria da população. Para as pessoas idosas, grupo de risco para a contaminação pelo coronavírus, esse contato se tornou ainda menos frequente devido às dificuldades de acesso aos programas e redes sociais que permitem a interação online. Para incentivar o contato afetivo durante a pandemia, o Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano lançou a campanha Declare seu amor ao idoso. A ação teve início em junho, mês de combate à violência contra pessoas idosas. 

O objetivo da campanha é reconhecer a importância do idoso na comunidade e nas famílias, visto que boa parte dos atos de violência acontecem dentro do próprio lar. A ação visa sensibilizar as famílias a expressar o amor ao idoso por meio de palavras e atos. A campanha convida familiares e amigos a realizarem ligações e enviarem mensagens para idosos, mantendo um contato mais frequente e próximo. As declarações também podem ser compartilhadas nas redes sociais, marcando o perfil do Fórum no Facebook. 

Leia também: Respeito não tem idade: o combate à violência contra idosos 

Durante a pandemia, com o isolamento social, muitas famílias ficaram distantes de seus familiares idosos e os amigos não puderam se encontrar, isso acabou agravando os problemas de depressão que já são mais comuns nessa etapa da vida. O isolamento e a falta de contato, de atenção e de carinho acabam por agravar todos os sintomas de sofrimento psíquico”, destaca Rafael Baptista, professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, representante de comunicação do Fórum. 

Para a professora Silvia Areosa, psicóloga e integrante do Fórum, manter as relações, principalmente para os idosos, é fundamental. “Todos nós precisamos de carinho e afeto, como seres humanos somos seres sociais, dependentes do olhar do outro para nos significar. Quando estamos na fase da vida chamada de velhice e já não temos mais tantos contatos diários, pois estamos aposentados e nosso círculo de relações diminuiu, é muito importante que possamos seguir recebendo atenção de familiares e amigos”.   

A professora Patrícia Chagas, coordenadora do Fórum, destaca que a intenção é que o contato afetivo se mantenha além da campanha. “Por que não pensar em se estender por todos os dias? Afinal, carinho e amor devem fazer parte sempre do nosso dia e estar sempre presente nas nossas famílias”. 

Leia também: Quando a memória falha, é Alzheimer? 

Sobre o Fórum 

O Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano reúne representantes de 14 instituições e possui entre os objetivos articular ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação para qualificar as atividades destinadas ao envelhecimento humano no Ensino Superior. O Fórum também se caracteriza como uma instância consultiva para a formulação, controle e avaliação de políticas públicas destinadas à pessoa idosa. 

Além da PUCRS, participam do Fórum a Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade de Cruz Alta, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul, Universidade Católica de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Pampa, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Taquari e Universidade de Passo Fundo. 


Leia Mais Veja todas