Youtuber Luba e peça teatral Ícaro são destaque no Open Campus

Atividades culturais reuniram estudantes na Biblioteca Central e no Salão de Atos

21/09/2017 - 19h52
Super Palco, Open Campus 2017

Foto: Camila Cunha

Neste 21 de setembro, primeiro dia de Open Campus, futuros universitários e seus acompanhantes puderam desfrutar de diversas atividades culturais e educativas na PUCRS. O Salão de Atos e a Biblioteca Central Irmão José Otão foram palco, respectivamente, de palestras com três alumni (diplomados) da Universidade, ministradas pelo youtuber Luba, e da peça de teatro Ícaro, escrita e produzida por Luciano Mallmann, diplomado em Produção Audiovisual pela Faculdade de Comunicação Social.

Dica do Luba: “fazer o que te faz feliz”

Às 11h10min, teve início a primeira palestra do dia no Super Palco, localizado no prédio 4 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Lucas Feuerschütte, o Luba, deu o tom do encontro falando de suas próprias experiências ao tentar encontrar uma profissão. Aos estudantes de ensino médio presentes na palestra, aconselhou que o segredo para ter sucesso é ser feliz com o que se faz. “Antigamente, não bastava escolher o que se queria fazer. Tinha que ter uma vida rentável, boa. Mas sucesso é acordar todos os dias e fazer o que te faz feliz. Isso vai te fazer querer ser melhor, e, assim, você vai ter sucesso”, refletiu.

Laura Bier: “se tiver propósito, vai valer a pena”

Super Palco, Open Campus 2017, Laura Bier, Luba

Foto: Camila Cunha

Em seguida, foi a vez da diplomada em Administração na PUCRS, Laura Bier Moreira, participar da conversa. Ela é blogueira e fundadora do site Roubadinhas, destinado a quem gosta de “comer e ser feliz sem culpa”. Já no início, o objetivo de Laura era mostrar que é possível comer o que quiser e ser saudável. Começou a postar suas experiências gastronômicas no Instagram e, hoje, conta com mais de 60 mil seguidores. Ao compartilhar suas experiências com os participantes do Open Campus, a alumni PUCRS aconselhou: “Se o que vocês fizerem tiver um propósito, vai valer a pena”.

Guilherme, da Egalitê: “pense no que você gosta”

Guilherme Braga é formado em Direito pela PUCRS. No 1º Torneio Empreendedor, desenvolveu uma empresa com o propósito de estimular a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Assim surgiu a Egalitê Recursos Humanos. “Antigamente, as pessoas odiavam seus trabalhos. A nossa geração não acredita mais nisto. As empresas estão repensando seus planos de carreira. A PUCRS está fazendo um ótimo papel em se reinventar”, defendeu. Quanto à incerteza na hora de escolher uma profissão, Braga afirmou que este sentimento é normal. Segundo ele, para que a escolha certa seja feita, os alunos precisam prestar atenção nas coisas que gostam de fazer. “Ao invés de focar em uma profissão da qual vocês vão gostar, pensem no que vocês gostem e achem uma profissão a partir disto”, aconselhou.

“Tinha que ser cinema, tinha que ser na PUCRS”

Na sessão das 16h10min, o alumni PUCRS Alberto Goldim juntou-se ao bate-papo. Diplomado em Produção Audiovisual, ele recebeu o prêmio Aquisição TVE pelo curta Gestos, que dirigiu ao lado da colega Júlia Cazarré. “No Ensino Médio, eu já sabia o que queria. Tinha que ser cinema, e tinha que ser na PUCRS. Queria fazer as pessoas sentirem o mesmo que eu sentia enquanto assistia aos filmes dos quais eu gostava”, relembrou.

Viviane Abrahão é cabelereira e trouxe os filhos para o Open Campus. “Acho muito importante a iniciativa da PUCRS de trazer esse pessoal para conversar com os jovens. Eles ficam perdidos nessa etapa da vida. São muitas opções”, justifica. Ela também destaca a infraestrutura da Universidade. Júlia Luz, de 17 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio e pretende cursar Medicina. “A palestra superou minhas expectativas. Foi muito legal”, comemorou. Isadora Fagundes, 17, também elogiou o evento. “A atmosfera foi bem informal, parecia uma conversa. Gostei muito”, completou.

Peça Ícaro emociona e inspira

Ícaro, Teatro, Open Campus 2017

Foto: Camila Cunha

Às 14h30min, a peça de teatro Ícaro, escrita pelo diplomado em Produção Audiovisual da PUCRS Luciano Mallmann, atraiu o público para o saguão da Biblioteca Central. Em pleno Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a trama foi criada a partir da vivência de Mallmann, que sofreu uma lesão na medula em 2004. Apresentando a história de diversos cadeirantes com quem conversou, a obra prendeu o público e recebeu aplausos emocionados ao terminar.

Laura Vitória, de 16 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio e pretende seguir carreira na área do teatro. “A peça foi muito boa. O fato de ele ter vivido essa experiência influencia muito”, elogiou. Laura Hessel tem 17 anos e pretende cursar Medicina. “A maneira com que ele construiu a história foi muito legal. Consegui sentir todas as histórias, ele captou tudo”, opina.

Open Campus

O Open Campus PUCRS segue nesta sexta-feira, 22 de setembro. Os inscritos precisam fazer o credenciamento logo que chegam à Universidade. Depois, podem aproveitar as oficinas e atrações como um bate-papo com o youtuber Luba, a peça teatral Ícaro e visitas pelo Museu de Ciências e Tecnologia, Biblioteca Central e Instituto do Cérebro do RS, entre outras.