Aplicativo guia participantes de Congresso de Computação

Participantes do CSBC poderão baixar sistema gratuitamente

Por: Redação Ascom

04/07/2016 - 10h16
Aplicativo do 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC)

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A partir desta segunda-feira, 4 de julho, a PUCRS recebe o 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento segue até o dia 7 de julho e, durante esses quatro dias, os participantes poderão baixar o aplicativo CSBC 2016, que guiará o público e informará a programação. A iniciativa foi firmada com a empresa Kobe, formada por alunos da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo o professor da Facin e membro da comissão responsável pelo aplicativo Daniel Callegari, a ideia é proporcionar uma experiência diferenciada aos participantes do Congresso. “O aplicativo contém toda programação com os horários e locais das atividades; um mapa do Campus e do Congresso; além da opção de ‘favoritar’ determinada palestra e colocar como lembrete no próprio calendário do celular”, explica Callegari. O CSBC 2016 está disponível gratuitamente para aparelhos com sistema iOS e Android.

Para Callegari, ver os alunos atuando no mercado e sendo reconhecidos pelo bom desempenho é motivo de orgulho. “Gosto de dizer para os meus alunos, já no primeiro dia de aula, que somos colegas de profissão, a única diferença é que entrei antes na faculdade”, enfatiza. Um dos sócios da empresa, o aluno do curso de Sistemas de Informação da Facin Bruno Bulso reafirma a motivação em participar do projeto: “Estreitar esse tipo de relacionamento e ter como resultado a participação no evento são grandes conquistas”, finalizou.

Sobre a Kobe

A Kobe foi fundada em 2013, a partir da vontade de empreender dos alunos da Facin e da UFRGS. A empresa trabalha com dois segmentos: fazendo aplicativos para outras empresas e executando uma linha de produtos próprios, como a rede social Beat – aplicativo onde os usuários podem encontrar as melhores festas em tempo real através de um mapa de calor -, projeto que hoje encontra-se incubado na Raiar da PUCRS. “Nosso planejamento é expandir a empresa e atuar tanto dentro quanto fora do Brasil. Atualmente estamos realizando diversos projetos, um deles é o do Congresso, e a maior parte dos nossos clientes é do exterior”, comentou Bulso.

O Congresso

O evento reunirá cerca de 1.500 pessoas, entre profissionais da área de computação, acadêmicos de universidades brasileiras e internacionais e estudantes de ensino médio. Nesta edição, a temática Computação e Interdisciplinaridade impulsiona uma programação que conta com diversas palestras, painéis, mesas redondas, minicursos e concursos com o objetivo de promover trocas de experiências e fortalecer redes de relacionamentos. As atividades ocorrem no Centro de Eventos, prédio 41 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A PUCRS terá um espaço com estandes de diferentes empresas para troca de informações, além da promoção de visitas guiadas ao Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Tecnopuc). Participam do evento empresas como a Dell, EMC2, GE, ADP, DBServer, entre outras.

Informações adicionais podem ser conferidas pelo site www.csbc2016.com.br, onde também está disponível a programação completa do evento.