Aliança para Inovação é renovada por mais 5 anos

Protocolo de cooperação entre PUCRS, UFRGS e Unisinos potencializa ações de fomento aos ecossistemas locais de inovação e desenvolvimento desde 2018

05/04/2023 - 11h30
aliança para inovação

Reitores das três universidades assinaram Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções no Salão Nobre da Reitoria da PUCRS  FOTO: Divulgação

Desde 2018 a Aliança para Inovação, que une a PUCRS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) contribui para potencializar o cenário da inovação e desenvolvimento no Rio Grande do Sul e no País. Nesta semana, o Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções entre as instituições foi renovado por mais cinco anos em um encontro entre reitores no Salão Nobre da Reitoria.  

A proposta segue sendo transformar a região em referência internacional no campo da inovação, conhecimento e empreendedorismo. Além de oferecer oportunidades inovadoras para formar e atrair talentos, o movimento tem como meta proporcionar avanços para toda a região, com o engajamento da sociedade, de instituições, do poder público, de empresas e de associações.

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, destaca que ao longo destes primeiros anos a Aliança gerou o Pacto Alegre, projeto que está transformando a cidade em um ecossistema de inovação de classe mundial. Foram e estão sendo desenvolvidos diferentes projetos, muitos já entregues, além do apoio a ações importantes na nossa cidade como o South Summit Brasil, a gestão do RS Startup, do Governo do Estado do RS, e dois cursos de MBA em desenvolvimento, elaborados em uma parceria entre as universidades, um na área de Gestão de Ecossistemas de Inovação e o outro de Fazenda Inovadora. 

“Nos próximos cinco anos devemos aprofundar as parcerias e os projetos, entregando mais valor para a nossa comunidade e gerando desenvolvimento social e econômico tendo como valores centrais a colaboração, a diversidade, a inclusão e a criatividade para construirmos juntos uma sociedade melhor na dimensão da inovação e desenvolvimento. Neste período mostramos que é possível construir juntos, gerando uma energia vital baseada na colaboração para sairmos da zona de conforto e atingirmos uma visão de futuro potente, que atraia talentos e gere ainda desenvolvimento em nosso território”, afirma Audy.   

União de forças para colaborar com a capital gaúcha 

aliança para inovação

Segunda edição do South Summit Brazil, realizada recentemente, reforça a importância das ações promovidas pelas Universidades FOTO: Tiago Beef

O Pacto Alegre figura como uma das mais importantes ações da Aliança. O acordo de cooperação em prol da inovação na cidade de Porto Alegre busca gerar transformação nos seguintes eixos: Social, Urbano, Econômico e de Governança. Com a proposta de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a capital gaúcha, o Pacto Alegre tem a participação da Prefeitura de Porto Alegre e de empresas.

O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destaca que a comunidade universitária seguirá dedicada à participação na Aliança para cada vez mais gerar impacto positivo na sociedade e no ensino superior: “É com alegria que daremos sequência à Aliança para Inovação por mais cinco anos com o objetivo de potencializar ações de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento em todo o Rio Grande do Sul. A PUCRS, junto da UFRGS e da Unisinos, segue em busca de melhorias para a educação superior”. 

A importância da renovação da participação no acordo tríplice de instituições também é reforçada por Carlos André Bulhões Mendes, reitor da UFRGS. “O ato formal de renovação da Aliança para Inovação entre as nossas universidades demonstra a maturidade desta tríplice parceria, que já está colhendo frutos e que promove avanços inovadores no ensino, na pesquisa e na extensão, gerando benefícios para nossas comunidades acadêmicas e para a sociedade como um todo”, afirmou. 

Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, reitor da Unisinos, indica que a renovação da Aliança é importante por acreditar na força da colaboração em prol de um ecossistema criativo e empreendedor, onde a inovação ocorra integrada ao desenvolvimento socioambiental, à qualidade e à equidade na educação. 

Leia também: Tecnopuc recebe Rota da Inovação, programação do South Summit Brazil


Leia Mais Veja todas