Acordo de cooperação é oficializado pelo Tecnopuc, Tecnosinos e Feevale Techpark

A assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25 de agosto

Por: Jéssica Mello

25/08/2016 - 18h14
Acordo de cooperação é oficializado pelo Tecnopuc, Tecnosinos e Feevale Techpark

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

Tecnopuc, Tecnosinos e Feevale Techpark assinaram nesta quinta-feira, 25 de agosto, um acordo de cooperação com foco na internacionalização cruzada de empresas. A formalização da parceria ocorreu durante a manhã no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com a presença de representantes do Feevale Techpark e do Tecnosinos, além dos reitores das Universidades envolvidas. Juntos, os três parques somam 250 empresas, com 12 mil pessoas. O número representa 25% das empresas localizadas em parques tecnológicos do Brasil.

Com o acordo, os gestores planejam realizar ações amplas para ganhar mais força na internacionalização. O primeiro passo seria atrair empresas do exterior para conhecer os parques tecnológicos e os territórios de inovação. A internacionalização cruzada permite que empreendedores brasileiros e estrangeiros vivenciem ambientes de inovação em países parceiros, acessando mercado, clientes e fornecedores. Algumas das ações previstas no acordo são estimular o intercâmbio de tecnologia, as parcerias entre empresas e as sinergias entre os atores localizados nas respectivas regiões. Também contempla trocar informações sobre os processos e os aspectos técnicos da atração e instalação de empresas, transferência de tecnologia, construção de projetos, regulamentos específicos, mercados locais e boas práticas; entre outras.

“Com a cooperação, pretendemos levar o nome do Estado e do País para fora. É a inovação e o empreendedorismo em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, ressaltou o Reitor da PUCRS, Joaquim Clotet. Já o reitor da Unisinos, Padre Marcelo Aquino, disse que a parceria se concretiza a partir de uma troca diária. “Alianças se constroem com um grande guarda-chuva de propósitos e intenções, mas é no dia-a-dia que elas se solidificam”.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Feevale, Cleber Prodanov, afirmou que as três instituições têm muitas convergências e que os parques são vistos no exterior como representantes brasileiros e não de forma individual. “Talvez seja bom e rápido andar sozinho, mas se o caminho que queremos trilhar é longo, é melhor que façamos juntos”, destacou. Participaram também da solenidade o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, o diretor do Tecnosinos, Luís Felipe Maldaner, o representante da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp), Márcio Machado, e o presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Jorge Audy. No início do evento, proprietários de empresas localizadas nos parques participaram de um Talking Hub e falaram sobre internacionalização dos negócios.


Leia Mais Veja todas