Ação entre PUCRS e Unimed resulta em mais doações de protetores faciais

Os materiais foram produzidos com impressoras 3D e insumos doados pela Instituição de saúde

08/09/2020 - 13h53

Representantes de PUCRS, Unimed e Hospital Cristo Redentor na entrega dos protetores faciais / Foto: Divulgação Tecnopuc

A parceria entre o Instituto Unimed RS e a PUCRS gerou mais doações de protetores faciais. Dessa vez, a entrega foi realizada no Hospital Cristo Redentor. A iniciativa está dentro do contexto da abertura dos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) para apoiar no combate ao avanço da Covid-19. Desde março, Tecnopuc Fablab, Tecnopuc Crialab e Tecnopuc Usalab estão abertos para soluções inovadoras. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível neste link. O movimento conta com parceiros como Unimed, Projeto GRU, Taurus, Still, Grendene, Senge, Braskem, Laerdal Medical, BIA, IBASE, Randon.

Os protetores faciais são produzidos no Tecnopuc Fablab, laboratório gerido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia). Segundo Flávia Fiorin, executiva do Tecnopuc e responsável pela gestão das demandas dos laboratórios, até o momento foram mais de 180 demandas da sociedade inscritas, cerca de 130 instituições atendidas. “Já foram distribuídas mais de 13,5 mil máscaras faciais, além do apoio ao desenvolvimento de vários produtos relacionados ao combate à pandemia. Estamos atendendo diversas instituições da áreas sociais e da saúde, como Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital de Pronto Socorro, residenciais geriátricos, entre outros”, conta Flávia.

Solimar Amaro, Relações Institucionais da PUCRS, realiza as entregas dos protetores nas instituições. “O Tecnopuc e parceiros não descansaram desde o início da pandemia auxiliando os guerreiros que estão na linha de frente nos hospitais, institutos de saúde, casas de repouso. Os protetores faciais fazem a diferença para cada um que recebe. É gratificante participar de uma ação que gera proteção e saúde”, salienta.

Parceria com a Unimed

Nilson Luiz May, presidente do Instituto Unimed RS, afirma que a aproximação entre o Instituto, braço social do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, e a PUCRS, por meio do Tecnopuc, para produção e distribuição de protetores faciais aos profissionais da saúde e da assistência social que estão na linha de frente do combate à Covid-19 confirma que o melhor caminho para superar esse momento de dificuldades e salvar vidas se dá por meio de parcerias. “De nossa parte, a cada entrega de materiais é recompensador vermos quantas pessoas já foram beneficiadas, e quantas mais ainda serão. Contem conosco, e vamos adiante”, sintetiza.

O Diretor administrativo do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, destaca que cuidar das pessoas é o propósito da Unimed, que por meio do Instituto Unimed/RS tem atuado de forma cooperativa, inovadora e responsável ao lado de parceiros de peso, como a PUCRS. “Ao entregarmos esses equipamentos de proteção aos profissionais que se dedicam diariamente na luta pela vida estamos, também, transmitindo uma importante mensagem: a de que juntos podemos transformar crises em oportunidades, impactando positivamente a sociedade”, reforça Mandelli.

O Assessor de Inovação do Tecnopuc, Luis Humberto Villwock, ainda diz que a parceria entre o Unimed e a PUCRS revela a importância da cooperação e da solidariedade. “Nos sentimentos orgulhosos com a aproximação e com a sensibilidade de duas grandes instituições que resolvem, nessa ação solidária, pensar não só no presente, mas projetar o futuro, pois essas impressoras 3D poderão servir para o desenvolvimento de novos projetos dos nossos alunos. É uma visão clara de que uma adversidade, ao ser encarada de forma integrada, pode reverter numa melhoria das condições de futuro”, explica Villwock.