7º Fórum Nacional de Museus segue até domingo

Painéis, minicursos e conferências internacionais marcam a programação até 4 de junho

01/06/2017 - 19h05
Camila Cunha/PUCRS

A PUCRS recebe, até o dia 4 de junho, o 7º Fórum Nacional de Museus (FNM). O Fórum busca refletir, avaliar e delinear diretrizes para o setor museal brasileiro, para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus. Pela primeira vez em Porto Alegre, o FNM apresenta um espaço de reflexão multidisciplinar sobre os caminhos que os museus brasileiros devem trilhar, considerando a Recomendação Unesco 2015 para a Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções.

Durante a abertura, no dia 30 de maio, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Mattos Araújo, salientou a importância do evento ao afirmar que os museus, as escolas de museologia, os pontos de cultura e as mobilizações da área formam um patrimônio, parte integrante e essencial da cultura brasileira. “É por acreditarmos nessa natureza do trabalho museológico, e nessa dimensão pública de nossas ações, que o 7º Fórum Nacional de Museus acontece”, ressaltou.

O Reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, destacou a satisfação da Universidade em sediar o Fórum, considerando que a ocasião reúne os responsáveis pela construção das políticas públicas para o setor. “A PUCRS, por meio do Museu de Ciências e Tecnologia, sempre buscou participar dessa construção coletiva. Trata-se de um espaço de formação, informação e entretenimento propulsores das ciências, da educação, da cultura e do turismo”, afirmou. Encerrando as atividades do dia, os participantes do 7º FNM foram recepcionados na área de exposições do Museu para um coquetel de boas-vindas.

Reitor Ir. Evilázio Teixeira-Foto:Camila Cunha/PUCRS

Reitor Ir. Evilázio Teixeira – Foto: Camila Cunha/PUCRS

A programação oferece um intercâmbio de experiências para a comunidade museológica por meio de painéis, minicursos e três grandes conferências internacionais. Na quarta-feira, 31 de maio, educação, difusão de conhecimento e comunicação digital marcaram a primeira rodada dos painéis. O presidente do Comitê Internacional para Museologia do Conselho Internacional de Museus (Icofom/Icom), François Mairesse, abriu as conferências internacionais ao abordar os desafios da Recomendação Unesco 2015, destacando como a influência do contexto geopolítico fomenta a Economia da Cultura, principalmente em períodos de crises.

Seguindo o ciclo de conferências internacionais, o subdiretor Nacional de Museus do Governo do Chile, Alan Trampe Torrejón, falou nesta quinta-feira, 1 de junho, sobre A valorização dos museus por meio da cooperação internacional – 10 anos da Declaração de Salvador. Na sexta-feira, 2 de junho, a britânica diretora executiva do projeto Europeana, Jill Cousins abordará os Museus no século 21: comunicação e formação de novos públicos, com mediação do professor da Faculdade de Biociências, Emilio Jeckel Neto.

Parceria Google-Ibram

O 7º Fórum foi o palco para o lançamento de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Google para a promoção de acervos digitais. A partir de agora, utilizando a ferramenta Google Arts & Culture, é possível acessar 1.300 obras de arte e 18 exposições virtuais do acervo digitalizado do Museu Lasar Segall (SP), Museu Histórico Nacional, Museus Castro Maya, Museu Nacional de Belas Artes e Museu Imperial (RJ). A iniciativa propicia a democratização e o acesso à cultura.

Confira a programação completa dos próximos dias no site do evento.