Renomado neurocirurgião visita Universidade e InsCer

Madjid Samii é presidente do Instituto Internacional de Neurociências

06/09/2018 - 19h14
reitoria, reitor, visita, salão nobre, evilázio teixeira, jaderson costa da costa, dr samii, dr paglioli, internacional

Madjid Samii posa ao lado de sua foto de 1994.
Foto: Eliana Bizzi

Um dos mais importantes neurocirurgiões do mundo, o iraniano-alemão Madjid Samii visitou o Campus da PUCRS e o Instituto do Cérebro do RS (InsCer). Samii nasceu no Irã e desenvolveu seus estudos e pesquisas na Alemanha. É o atual presidente do Instituto Internacional de Neurociências, com sede em Hanover, na Alemanha, e filial em Pequim, na China, e em Teerã, no Irã, sua cidade natal.

O encontro teve como objetivo estreitar laços entre a PUCRS, o InsCer e o Instituto Internacional de Neurociências. Na ocasião, o neurocirurgião pode rever alguns lugares e outros que nem estavam projetados desde a sua última passagem por Porto Alegre, como o caso do Instituto do Cérebro do RS, com seis anos de história.

Ao longo de sua carreira, acumulou diversos prêmios, como o Physician e o Leibniz Ring, dois dos mais prestigiados do mundo, além de ter recebido título Doctor Honoris Causa em universidades espalhadas pelo mundo. Na PUCRS, recebeu essa titulação em 1994, pela Escola de Medicina.

No prédio da reitoria da Universidade foi recepcionado pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira, vice-reitor Jaderson Costa da Costa e o decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga Souza. Pelo Hospital São Lucas (HSL) estiveram presentes o superintendente Sérgio Baldisserotto e os neurocirurgiões Eduardo e Eliseu Paglioli.

Visita do Dr. Majid Samii

Foto: Bruno Todeschini

Visita ao InsCer

No InsCer Samii conversou com residentes e médicos, trocou experiências e ouviu o superintendente de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento, Douglas Sato, explicar o projeto de ampliação do Instituto. O médico iraniano-alemão conheceu a área assistencial onde estão alocados os equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada. Também visitou o Centro de Produção de Radiofármacos, local aonde é realizado todo o processo de produção dos radiofármacos que são posteriormente aplicados aos pacientes.

“Acredito que seja o futuro o que vi aqui, a filosofia de tratar o paciente no centro do foco de tudo. Uma filosofia muito inteligente para ter muito sucesso em um curto espaço de tempo, com uma equipe multidisciplinar de colaboração. Eu desejo a todos que trabalham aqui um enorme sucesso para os próximos anos para se tornar talvez um dos melhores centros em todo o mundo”, enfatizou.

Confira a galeria de fotos: