A tradição de ensinar: 50 anos do PPG em Educação e 80 anos do curso de Pedagogia

Evento reuniu autoridades, docentes, alumni e estudantes para comemorar marco de fundação dos cursos vinculados à Escola de Humanidades

13/12/2022 - 14h39
pedagogia, educação

Graduação e Pós-Graduação da PUCRS são reconhecidas pela tradição e excelência na formação de educadores e educadoras / Foto: Giordano Toldo

Na última sexta-feira, 9 de dezembro, uma cerimônia celebrou os 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) em conjunto com as comemorações dos 80 anos do curso de Pedagogia, no Centro de Convivência, prédio 22 do Campus. O evento reuniu alumni, estudantes, docentes e autoridades para celebrar o marco de fundação do curso de graduação e do programa stricto sensu reconhecido com nota 6 nas últimas quatro avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No cerimonial estiveram presentes o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva, a Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, o decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza, a coordenadora do PPGEdu, Bettina Steren dos Santos, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Sônia Maria de Souza Bonelli. O evento contou também com a presença do ex-reitor da PUCRS Ir. Joaquim Clotet e do reitor da Universidade La Salle, Paulo Fossati, membro do Conselho Nacional de Educação e diplomado pelo programa da PUCRS.

Em sua fala, o vice-reitor da PUCRS, que também conquistou o título de mestre e doutor pelo PPGEdu, destacou a missão de formar professores/as que incentivou a vinda dos Irmãos Maristas ao Rio Grande do Sul, em 1900.

“A educação ao longo de toda a vida diz respeito a conhecimento, aptidões, valores e atitudes. Nossos cursos vinculados à Educação têm contribuição fundamental não apenas na formação acadêmica, mas também na busca de soluções que ajudem o Rio Grande do Sul e o Brasil a alcançar novos e melhores patamares de qualidade e inclusão. Parabéns aos/às nossos/as docentes, pesquisadores/as, gestores/as e estudantes que constroem a cada dia a história da Educação”, celebrou o vice-reitor.

50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação

Fundado em 1972, o PPGEdu já formou 1.138 mestres/as e 380 doutores/as, alinhado com sua missão de formar pesquisadoras e pesquisadores de alto nível em Educação, contribuindo de modo interdisciplinar na compreensão crítica da realidade educacional com a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

Suas estruturas de pesquisa e docentes são responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e da produção de conhecimento científico no campo da Educação e pela formação de profissionais qualificados para a atuação no âmbito da pesquisa em Educação e da docência, tanto em universidades, faculdades, escolas públicas e/ou privadas. Dentro do programa estão vinculados à Escola de Humanidades o Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) e o Centro de Ensino e Pesquisa em Contextos e Processos da Educação Básica (CEB). Integram o CEB, o Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância(s) e Educação Infantil (NEPIEI) e o Núcleo de Educação, Cultura, Ambiente e Sociedade (NEAS).

O PPGEdu, coordenado pela professora e pesquisadora da Escola de Humanidades Bettina Steren dos Santos, tem a temática da formação docente como ponto de convergência de seus projetos de pesquisa docente, nas teses e dissertações concluídas, bem como nas publicações e nas atividades desenvolvidas junto à comunidade científica.

De acordo com a professora, a educação superior tem sido pesquisada na questão da permanência, da internacionalização junto aos países emergentes e na questão do uso das tecnologias informacionais. Já a educação básica tem sido analisada especialmente nas questões sobre os temas da constituição profissional na área da educação, da inclusão e das infâncias, das imigrações e da Educação de Jovens e Adultos em espaços escolares e não escolares.

“Na interface entre a educação superior e a educação básica, temos desenvolvido pesquisas sobre metodologias criativas no ensino, a constituição da docência, o hibridismo das tecnologias informacionais, o processo educativo em espaços não formais de educação e, também, a ética nas pesquisas em Educação”, destaca Bettina.

Linhas de pesquisa

Nos últimos anos, o Programa de Pós-Graduação em Educação manteve três linhas de pesquisa:

Formação, Políticas e Práticas em Educação, que investiga a educação e os processos educacionais em diferentes espaços formativos, nas perspectivas sociopolíticas, históricas e culturais, visando uma análise crítica de políticas, práticas de formação e planejamento educacional em diferentes contextos.

As pesquisas que integram a linha Pessoa e Educação estudam educação como um processo amplo implicado no desenvolvimento, formação e autoformação da pessoa, destacando seus entrelaçamentos com a saúde e o bem-estar. Acolhe estudos e pesquisas interdisciplinares que potencializam a dimensão pedagógica da experiência humana em suas interações com os aspectos biológicos, psicossociais, biográficos, culturais dos sujeitos e das subjetividades na sociedade contemporânea.

Na área de Teorias e Culturas em Educação é abordado uma visão analítica e crítica, entrelaçamentos da antropologia, história, filosofia, sociologia com a educação, problematizando condicionantes políticos e culturais na esfera educativa. São desenvolvidos estudos e pesquisas de cunho teórico e empírico visando à reflexão sobre os fundamentos da experiência humana, da educação bem como diferentes abordagens de formação.

Em 2022, houve um acréscimo de mais uma linha, Educação em Ciências e Matemática, que estuda o ensino e a aprendizagem em Ciências e Matemática em diferentes espaços formativos, utilizando contribuições teóricas e metodológicas relacionadas à educação pela pesquisa, associados a formação inicial e continuada de professores, na Educação Básica e na Educação Superior.

Internacionalização

A busca pelo estabelecimento da consolidação da interlocução acadêmica qualificada com instituições parceiras no Brasil e no exterior se dá por meio de mobilidade de estudantes e docentes bem como o planejamento de recursos e gerência de pessoas dentro dos parâmetros da Capes e do Ministério da Educação brasileiro para o desenvolvimento e a internacionalização da ciência e da produção de conhecimento na área da Educação.

Com o apoio do Programa Capes-PrInt da PUCRS, o PPGEdu, ao longo de sua trajetória, estabeleceu convênios de cooperação internacional com instituições de ensino parceiras, como a Universidade de Barcelona (UB da Espanha), a Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven da Bélgica) e a Newcastle University (do Reino Unido). Com as relações estabelecidas se tornou possível o desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria e a mobilidade acadêmica de alunos e professores para estabelecer novas iniciativas de internacionalização, confira alguns destaques.

Dossiê dos 50 anos do PPGEdu

Para celebrar esse marco, foram organizadas diferentes atividades comemorativas, como um dossiê composto por entrevistas, relatos e contribuições de egressos/as do programa. Foram apresentados textos que rememoram a trajetória a partir de entrevistas e depoimentos de pessoas que passaram pela história do programa em cinco décadas de excelência.

O material conta com entrevistas das ex-coordenadoras do PPGEdu Maria Estela Dal Pai Franco e Marilia Morosini, além de registros de uma conversa da atual coordenadora Bettina Steren dos Santos com uma das primeiras alunas de mestrado do programa, em 1979, Maria Isabel da Cunha. Além disso, o dossiê conta com ensaios escritos por egressos/as, como Ir. Manuir Mentges, Ir. Paulo Fossati e Pe. Sergio Eduardo Mariucci, atual reitor da Unisinos, assim como textos de demais diplomados/as nesta história.

Acesse o link para ver o dossiê completo.

Confira as imagens do evento:


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