5 motivos para investir na sua marca pessoal

Conhecer a si próprio e comunicar a sua identidade de maneira estratégica é um dos focos do personal branding

17/06/2021 - 18h22
Profissional mulher sorrindo para a câmera.

Investir na marca pessoal é uma forma de impulsionar a carreira./Foto: Emmy E/Pexels

A excelência de um profissional é influenciada por uma série de fatores. Ao lado das qualificações técnicas, experiências de mercado e soft skills, um conceito bastante antigo tem ganhado mais espaço atualmente: o personal branding. Também chamada de branding pessoal, essa estratégia busca atribuir um valor à sua imagem, impulsionando e fortalecendo suas outras características profissionais.

A psicóloga e consultora Ana Cecília Petersen, do PUCRS Carreiras, afirma que ser lembrado faz toda a diferença. Segundo ela, uma boa marca pessoal contribui para que o profissional se destaque e tenha uma boa reputação no mercado de trabalho. “Por isso, independente da função que você desenvolve, do cargo que ocupa ou do local que esteja inserido, o ideal é investir na construção do seu posicionamento e da sua marca pessoal para sua vida e sua carreira”.

Abaixo, confira cinco dicas de Ana Cecília sobre o que levar em conta ao estruturar sua marca pessoal:

1.Personal Branding não é uma escolha

Todos nós temos uma marca pessoal, a diferença está em quem gerencia e quem não gerencia a sua. Investir na sua ajuda a construir uma imagem única e consistente diante do público, além de aumentar as suas chances de garantir um espaço no segmento que escolheu.

2.Uma marca pessoal forte é a primeira opção do mercado

Uma marca pessoal bem trabalhada realça suas forças e ajuda as pessoas a acreditarem na sua entrega. Ao contrário do que muitos pensam, personal branding não é autopromoção, e sim uma abordagem usada por profissionais que entendem a sua carreira como uma marca e utilizam isso para se tornar relevante no mercado.

Leia também: Fique por dentro de 5 tendências da moda consciente

3.Presença digital: o online potencializa o offline

Você sabia que escrever ou publicar algum artigo com a sua opinião é uma das etapas de construção da sua marca pessoal? Se posicionar nas redes sociais é uma maneira de evidenciar a sua autenticidade e comunicar a sua identidade.

4.Clareza no propósito

Nossa marca pessoal é construída a partir do nosso DNA. Nossa identidade, valores e habilidades que temos e desenvolvemos são o nosso diferencial. Por isso, é fundamental sempre levar em conta nossos propósitos e aquilo que queremos conquistar. Já parou para pensar quais são os seus?

5.Alavancar e potencializar as suas conexões

Sabe quando você participa de um evento e, mesmo conversando com várias pessoas, recorda-se apenas de uma ou outra? Esse é um exemplo da importância do personal branding. Para se destacar você precisa ter segurança sobre quem você é e sobre o que está comunicando. Afinal, pessoas se conectam com pessoas e personal branding é o meio pelo qual as pessoas lembram de você. Como você quer ser lembrado pelos outros?

Quer desenvolver sua marca pessoal e impulsionar o seu perfil profissional? Os estudantes da Universidade podem acessar a pasta do PUCRS Carreiras no Moodle e conferir um conteúdo especial sobre marca pessoal e como ela pode agregar valor na carreira.


Leia Mais Veja todas