Artistas criam músicas e vídeos a partir da poesia de Ana Martins Marques

Ensaios de Morar é uma iniciativa promovida pelo Projeto Concha e pelo Instituto de Cultura da PUCRS

19/05/2020 - 15h04
ensaios de morar; instituto de cultura, música, poesia

As poesias e as músicas abordam essa nova relação em viver dentro de casa

O Projeto Concha e o Instituto de Cultura da PUCRS lançaram o teaser de uma ação que transforma 14 poemas de Ana Martins Marques em músicas e vídeos concebidos por 14 artistas do Rio Grande do Sul. Um verso da poeta Ensaios de Morar dá nome e inspira o projeto que apresenta, a partir de 26 de maio, dois poemas audiovisuais por semana com diferentes artistas, pelos canais @pucrscultura e @projetoconcha. Após a publicação individual da criação de cada artista, o projeto toma a forma de um site com arte e textos desenvolvidos especialmente para acolher o conjunto de trabalhos produzidos.

A ideia da curadora da iniciativa, Alice Castiel, é refletir sobre essa nova relação que estamos tendo com a casa. “O local em que estamos passando mais tempo e, por isso, começamos a ver outros ângulos para uma paisagem repetida, enquadrada pela janela, ou encontramos novas funções para os mesmos objetos, memórias e emoções depositadas em cantos por vezes esquecidos”, destaca. Lendo Ana Martins Marques, Alice observou que muitos poemas e versos da poeta que “trazem a temática da casa, das miudezas internas, dos móveis banais, das emoções territoriais”. Dessa leitura e admiração pela poesia de Ana Martins surgiu “a vontade de ouvir algumas dessas escritas vindas de outras vozes, entoadas em outros ritmos, talvez em uma busca incessante por proximidades que só são possíveis através da arte”, conta.

Processo de criação

Ao conhecer e decidir apoiar a ideia, a equipe do Instituto de Cultura da PUCRS entrou em contato com a poeta que, contente pela iniciativa, liberou seus poemas para a realização do projeto. Desde então, 14 artistas receberam, cada uma, um poema para transformar a poesia escrita em música e vídeo, gravando em caráter experimental, editando em suas próprias casas, com a tecnologia que têm disponível, tentando dar novas caras para as limitações que o momento implica. O resultado desse trabalho pode ser acompanhado pelos canais do Projeto Concha e do Instituto de Cultura da PUCRS.

Ao final da publicação dos 14 poemas audiovisuais, no início de julho, ocorre o lançamento de um site desenvolvido especialmente para o projeto, com artes criadas por Clara Trevisan. A plataforma vai reunir os poemas escritos por Ana Martins Marques com os vídeos produzidos pelas artistas, acrescidos de um ensaio da escritora, poeta e professora de Escrita Criativa na PUCRS Moema Vilela. A construção do site vem da intenção de montar uma espécie de livro virtual que reúna todas as artes e artistas envolvidas. Num momento em que todas participantes que colaboram com o projeto trabalham individualmente em suas casas, o site também é uma forma de aproximar todas as pessoas que participam dessa criação coletiva.

Confira as artistas participantes:

Aline Araujo, Bel Medula, B.art, Carina Levitan, Clarissa Ferreira, Dessa Ferreira, Gutcha Ramil, Kaya Rodrigues, Nina Nicolaiewsky, Posada, Rita Zart, Saskia, Thayan Martins e Thays Prado.