PUCRS recebe monólogo José Gaspar (La Soledad del Poder)

Peça é interpretada pelo ator paraguaio Jorge Ramos

26/11/2019 - 08h18
2019_11_18-pucrs_cultura-agenda-jose_gaspar-la_soledad_del_poder

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 27 de novembro, a PUCRS recebe o monólogo José Gaspar (La Soledad del Poder). O evento, promovido pelo Instituto de Cultura, em parceira com o Instituto Cervantes e o Consulado General de la República del Paraguay, acontece no auditório do prédio 5 da PUCRS, às 20h.

De autoria de Hernán Jaeggi, o texto é interpretado pelo ator paraguaio Jorge Ramos e tem direção de Gustavo Ilutóvich. A peça apresenta a filosofia do governo de José Gaspar Rodrígues de Francia, considerado o pai da independência do Paraguai e o “Ditador Perpétuo” do país (1813-1840). Alguns temas explorados são as desavenças que Francia teve com homens da igreja e seus companheiros de independência, além dos confrontos com grandes potências da época, como Espanha, Portugal e Inglaterra.

Desde sua estreia, em 2003, o monólogo já teve mais de 1.700 apresentações em quase 30 países ao redor do mundo. José Gaspar mostra como os governos autoritários possuem características que se repetem ao longo da história e traz questões que aproximam os países latino-americanos. A entrada para o evento é gratuita, sujeita à lotação do espaço.