PUCRS firma convênio com o Hospital Ernesto Dornelles

Objetivo é facilitar a cooperação entre as instituições

22/11/2019 - 17h53
Assinatura de convênio entre a PUCRS e o Hospital Ernesto Dorneles

Foto: Bruno Todeschini

Na sexta-feira, 22 de novembro, a PUCRS firmou um convênio com o Hospital Ernesto Dornelles (HED) visando a cooperação entre as instituições e o Hospital São Lucas (HSL). O ato de assinatura ocorreu no Salão Nobre da Reitoria. Entre os presentes, estavam o reitor, Ir. Evilázio Teixeira; o vice-reitor, Jaderson da Costa; o diretor geral do HSL, Leandro Firme; o superintendente de Inovação e Desenvolvimento, professor Jorge Audy; o superintendente administrativo do HED, Odacir Vicente Rossato; e o superintendente médico do HED, Ricardo Oronoz Guterres.

O objetivo do convênio é facilitar a cooperação, o intercâmbio tecnológico e científico e o desenvolvimento de recursos humanos. Essa cooperação ocorrerá a partir da disseminação do uso, ensino e treinamento em tecnologia de ponta. Ainda, são previstas ações estratégicas de ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde. Na ocasião, Ir. Evilázio destacou que essa cooperação entre as instituições já existia e que, agora, os laços serão fortalecidos. “Não são os convênios que geram mudanças. São nossas ações”, acredita o reitor.

Segundo o superintendente do HED, o hospital conta com uma equipe qualificada pronta para trabalhar e colaborar. “Essa parceria vai proporcionar uma aproximação do HSL com o HED. Esperamos que, a partir desse convênio, surjam propostas que agreguem valor aos nossos pacientes e às nossas instituições”, revela Rossato.

Para o diretor do HSL, a proposta de os hospitais e da Universidade unirem forças e trocar boas práticas certamente irá proporcionar ganhos para os dois lados. “Culturalmente, o público da saúde não compartilha muito as informações. Com essa iniciativa, saímos do individualismo para algo mais coletivo e colaborativo”, avalia Firme.

A afinidade com o HED, por ser uma instituição com um importante papel social, foi um ponto destacado pelo vice-reitor. “Acredito que esse foi o grande motor para nos fortalecer nesse convênio”, disse Costa da Costa. E, para Audy, as expectativas para o futuro são positivas. “Acredito que essa parceria é uma oportunidade para crescermos juntos, pois irá abrir um leque de possibilidades muito interessantes, não só no que diz respeito à inovação, mas também nas áreas de assistência e de ensino”.

Por fim, Ir. Evilázio declarou seu desejo de que a cooperação seja efetiva e virtuosa. “Eu digo assim: nós queremos, nós podemos. Façamos”, concluiu o reitor.

Confira as fotos:


Leia Mais Veja todas