Ciclo de Palestras Arejando o Cânone | Manuel Bandeira: nem lirismo nem humildade

com Ronald Augusto

06/09/2019 - 15h04

Nesta edição, o Ciclo de Palestras Arejando o Cânone recebe Ronald Augusto, poeta, músico e ensaísta, autor de Entre uma praia e outra (2018), À Ipásia que o espera (2016), Empresto do visitante (2013), Cair de costas (2012) e Decupagens assim (2012), entre outros.

Ronald ministrará a palestra Manuel Bandeira: nem lirismo nem humildade, sobre a obra do pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968), personagem central da poesia brasileira do século 20.

O encontro ocorre no dia 23 de setembro, às 18h, no Instituto de Cultura da PUCRS, 7º andar da Biblioteca Central (prédio 16). O evento é gratuito e aberto ao público (vale horas complementares).

As inscrições podem ser feitas pelo link : bit.ly/arejandomanuelbandeira.

O que é o ciclo de palestras Arejando o Cânone?

Arejando o Cânone é um ciclo de palestras ministradas por escritores, tradutores e professores sobre obras poéticas fundamentais da literatura mundial. Além de apresentarem a importância histórica dos autores, os palestrantes vão ler e comentar poemas, apontar questões e curiosidades de tradução, falar sobre a própria relação com as obras escolhidas, enfim, mostrar a relevância de lê-las no século 21. Arejar o cânone significa retornar às obras imortais entendendo não só o que dizem sobre o tempo e o lugar em que foram produzidas, mas também aquilo que podem dizer sobre o aqui e o agora – ou seja, arejar o cânone é permitirmo-nos ser arejados por ele.

* Obs.: Participantes que não são alunos PUCRS devem apresentar documento de identidade na recepção do prédio para acesso ao local do evento. Para evitar atrasos, recomenda-se que cheguem com 10-15 minutos de antecedência.