Uma semana dedicada à fotografia

Atividades reúnem alunos e profissionais para troca de experiências

Por: Redação Ascom

25/04/2016 - 17h46

3ª edição da Semana da Fotografia da Famecos - Do it YourselfCinco dias de imersão no universo fotográfico. Esta é a proposta da 3ª edição da Semana da Fotografia da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), que ocorre a partir desta segunda-feira, 25 de abril, e segue até sexta-feira, dia 29. “A ideia é proporcionar aos alunos um momento de conversa com profissionais do mercado”, explica o professor da Famecos e organizador do evento Eduardo Seidl. Nesta edição, Do it yourself (faça você mesmo) é o tema que estará presente em todas as atividades. “O objetivo é mostrar aos alunos que eles não devem ter medo de colocar seus projetos em prática, por mais estranha que uma ideia possa parecer”, acredita Seidl. A programação completa está no site www.pucrs.br/famecos/semanadafotografia. As palestras são abertas ao público e não é necessário realizar inscrição. O evento conta, também, com oficinas, que são direcionadas somente a alunos da Famecos.

Para o professor de fotojornalismo, a boa fotografia é aquela que funciona. Não existe um padrão ou estilo únicos. “A cada dia, é possível se surpreender com novas formas de tirar uma foto. Hoje, até ré de carro tem câmera”, brinca. Independentemente da forma, a imagem deve funcionar para a finalidade que ela se propõe no momento. Segundo Seidl, algumas perguntas podem ajudar na hora de analisar um registro: “Impactou? Comunicou? Se as respostas forem positivas, esta é uma fotografia boa”, afirma ele.

Quando questionado se uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras, o professor diz que o segredo é a complementação de elementos. “Não se faz fotojornalismo só com fotografia. É um complemento entre imagem e texto”, avalia. Ele lembra que existem cada vez mais formas de realizar projetos diferentes na área. O professor utiliza como exemplo foto livros, que respeitam o ritmo da imagem e comunicam somente por meio do visual. “Existem momentos em que a fotografia deve ser utilizada com exclusividade. Em outras situações, a presença do texto é imprescindível para comunicar completamente”, finaliza.