Ministros Marcos Pontes e Osmar Terra visitam instalações do Tecnopuc e InsCer

Titulares da Cidadania e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foram recebidos pelo reitor e vice-reitor

04/07/2019 - 19h51
Visita Ministros, Marcos Pontes, Osmar Terra

Da esquerda para a direita: Marcos Pontes, Osmar Terra, Solimar Amaro, Ir. Evilázio Teixeira, Jaderson Costa da Costa. Foto: Bruno Todeschini

O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, esteve na PUCRS nesta quinta-feira, 4 de julho. A visita é parte de um itinerário por três dos principais parques tecnológicos do País: Tecnopuc, Porto Digital (Recife) e o Parque Tecnológico da UFRJ (Rio de Janeiro). As viagens integram a etapa de criação do plano de inovação do Governo Federal. Em sua primeira passagem pela Universidade, Pontes esteve acompanhado do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e foi recepcionado pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira juntamente com o vice-reitor Jaderson Costa da Costa e os pró-reitores de Graduação e Educação Continuada, Ir. Manuir Metges, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Carla Bonan. Além de conhecer a estrutura do Tecnopuc, o Ministro do MCTIC também visitou o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer).

Futuro da educação

No salão nobre da Reitoria, os ministros conversaram com os gestores sobre planos da instituição e do Governo à luz dos temas educação e inovação. “Estamos empenhados em tornar a PUCRS uma Universidade global. A estrutura que temos hoje e o nível das nossas pesquisas é o que sonhamos para todas as universidades brasileiras. Sabemos que os senhores são grandes incentivadores da ciência e, nesse sentido, nossas ações estão muito alinhadas com os ministérios”, destacou o reitor, que agradeceu a Terra o apoio às iniciativas da instituição e do InsCer.

Visita Ministros, Marcos Pontes, Osmar Terra

Os ministros conversaram sobre educação e inovação. Foto: Bruno Todeschini

Durante o encontro, o ministro Marcos Pontes compartilhou metas para o Brasil no cenário internacional. “Acredito no poder de transformação da educação. Sou um exemplo disso. Vim de uma realidade onde meu pai era faxineiro. O incentivo à pesquisa e à ciência precisam estar presentes desde o colégio até a graduação. Atualmente, estamos na 13ª posição em produção acadêmica no mundo, mas apenas na 64ª em inovação. Nos próximos anos, queremos estar entre os 20 melhores”, afirmou. Para Costa da Costa, esse é um dos diferenciais da PUCRS. “Em tudo o que realizamos, especialmente no InsCer e no Tecnopuc, damos foco aos resultados. Nossas pesquisas representam entregas e soluções efetivas para a sociedade”.

Inspirações para o desenvolvimento

Pontes e Terra também visitaram o Instituto do Cérebro e o Parque Tecnológico. Na companhia do vice-reitor e diretor do InsCer, conheceram o Centro de Produção de Radiofármacos, ligado à medicina nuclear onde está instalado o Cíclotron, um acelerador de partículas responsável por produzir reações nucleares. Curioso, Pontes fez vários apontamentos e perguntas sobre o equipamento e a produção de radiofármacos para a responsável pelo CPR, Louise Hartmann, e o físico João Alfredo Borges. O grupo também conversou sobre pesquisas com células-tronco, inteligência artificial e outras desenvolvidas no InsCer relacionadas ao aprendizado infantil.

No Tecnopuc, foram recebidos pelo superintendente de inovação e desenvolvimento Jorge Audy e pelo diretor Rafael Prikladnicki para uma visita guiada pelas empresas e outros espaços do ecossistema. Os ministros assistiram a apresentações do grupo Pedra Circular sobre prevenção de desastres naturais e reconstrução de áreas abaladas, como Brumadinho. Ainda, estiveram presentes na sede da HP e da HPE, empresa de eletrônicos. Segundo Pontes, a operação de um ambiente tão complexo e a conexão com os estudantes impressionam. “É bom que os jovens participem e visualizem todas essas possibilidades futuras. Estamos construindo um plano de inovação muito amplo, que irá abraçar diversos campos. Esperamos que os resultados sejam tão positivos quanto estes”, completou.

Confira imagens da visita: