Alunos do Ensino Médio do Chile participam de atividades no Campus

Grupo de 73 estudantes está realizando intercâmbio em colégios maristas do Rio Grande do Sul

12/06/2019 - 17h26
Alunos Maristas do chile

Estudantes chilenos estão em intercâmbio com colégios maristas locais / Foto: Bruno Todeschini

Nesta terça-feira, dia 11 de junho, 73 alunos e 16 professores chilenos estiveram na PUCRS para uma tarde de atividades promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), em parceria com o Escritório de Cooperação Internacional. Os estudantes são de colégios maristas da Província de Santa María de Los Andes (Instituto Alonso de Ercilla e Instituto O’Higgins Rancagua) e estão no Rio Grande do Sul para um intercâmbio com os colégios maristas Graças (Viamão), Assunção (Porto Alegre), São Luis (Santa Cruz do Sul) e Pio XII (Novo Hamburgo).

Para a diretora da Proex, Rita Petrarca, receber o grupo de estudantes maristas do Chile dá início à internacionalização em nível de pré-graduação, buscando fidelizar esse aluno para futuros estudos na PUCRS. “Somos uma Universidade global que estimula a riqueza multicultural”, adiciona.

Alunos Maristas do chile

Estudantes conheceram espaços como o Living 360° e as possibilidades de estudo no Brasil / Foto: Bruno Todeschini

O encontro faz parte de uma série de projetos voltados ao relacionamento com estudantes do Ensino Médio desenvolvidos pela Pró-Reitoria. “Essa é a primeira experiência com alunos estrangeiros. Nosso objetivo é apresentar a Universidade, em especial os seus diferenciais, como ambientes inovadores de aprendizagem, Campus completo, pesquisa, qualidade do corpo docente, metodologias novas e currículos flexíveis. Entendemos a importância dessas experiências ainda no Ensino Médio, momento de preparação para as futuras escolhas profissionais”, comenta Rita.

Durante a passagem pela PUCRS, alunos chilenos visitaram o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) e realizaram tour pelo Living 360º, onde puderam conhecer mais sobre a estrutura e os cursos da Universidade. Em setembro, alunos brasileiros dos colégios maristas participarão de um intercâmbio no Chile.

Pré-Grad Internacional

Em dezembro de 2019, a PUCRS receberá um novo grupo de estudantes chilenos participando da 1ª edição do Pré-Grad Internacional. O projeto, voltado a estudantes de 15 a 18 anos, possibilita que participem de trilhas do conhecimento. Nessa metodologia inovadora, no qual são abordados conteúdos de forma atraente, estão incluídas atividades teóricas e práticas com professores da PUCRS em salas de aula, laboratórios e demais espaços de aprendizagem da Universidade.