Tecna participa do programa RS Criativo da Secretaria da Cultura

Serão realizadas capacitações gratuitas relacionadas à economia criativa

30/05/2019 - 10h36
rs criativo, economia criativa

Foto: Divulgação

O programa RS Criativo abrirá as portas de um espaço batizado de Hub Criativa Birô, que funcionará no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana – com área de coworking, salas de reuniões e treinamento, que permitirão atividades de formação e network. A iniciativa é promovida pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), promovida pela Secretaria Especial da Cultura (Ministério da Cidadania), e conta, nessa primeira fase, com o engajamento do Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul da PUCRS.

Os trabalhos terão início dia 11 de junho, com cursos, palestras e workshops abertos à comunidade. As inscrições já estão disponíveis pelo site www.cultura.rs.gov.br/capacitacao-e-cursos, como também o Edital de Chamamento Público para Residência Criativa. O público-alvo são empreendedores dos setores da economia criativa (pessoas físicas ou jurídicas).

Por meio de um convênio com o Tecna, empreendedores da área cultural ficarão no ambiente Hub Criativa por um período de seis meses, recebendo capacitação permanente através de cursos e consultorias visando à qualificação dos profissionais. O programa contará com uma equipe de profissionais do setor e professores da universidade, que darão suporte técnico, pedagógico e de conteúdo para as atividades de formação. “O nosso Estado já tem posição destaque no mercado criativo brasileiro. Vamos aproveitar esta força para expandirmos as possibilidades de participação e geração de novos negócios, produtos e renda. Começar o RS Criativo com foco na formação e profissionalização de empreendedores é uma ação muito promissora”, destaca a coordenadora do Tecna, Aleteia Selonk.

“Estamos consolidando uma política de parceria com as instituições de ensino e pesquisa, com as representações do setor cultural e empreendedores, de forma participativa e colaborativa”, comemora Ana Fagundes, diretora de Artes e Economia Criativa da Sedac.

 

Economia Criativa

De acordo com dados do IBGE, em 2017, o número de trabalhadores formais na área da economia criativa no Rio Grande do Sul foi de 96.340, o que significa 3,3% da força de trabalho do estado. Estes trabalhadores movimentaram, apenas em salários e remunerações, mais de R$ 255 milhões ao ano.


Leia Mais Veja todas