MCT-PUCRS oferece novas atrações na 17ª Semana Nacional dos Museus

São seis ações especiais em comemoração ao período cultural, entre os dias 14 e 19 de maio

14/05/2019 - 18h45
museu2_foto-bruno-todeschini

No dia 18 de maio, os visitantes recebem o benefício da meia-entrada. Foto: Bruno Todeschini

O Museu de Ciências e Tecnologia (MCT-PUCRS) integra a programação da 17ª Semana Nacional dos Museus, celebrada entre os dias 14 e 19 de maio. Durante o período, o público pode conferir seis atividades especiais, além de 700 experimentos interativos. As ações englobam temas como ilustração científica, mulheres na ciência e literatura, história da evolução e astronomia. Em 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o benefício da meia-entrada se estende a todos os visitantes, ao valor de R$ 20,00. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17, e sábados e domingos, das 10h às 18h. Ingressos estão disponíveis no local (Prédio 40 do Campus – Av. Ipiranga, 6681).

PROGRAMAÇÃO:


Ciência na Literatura
15 de maio, quarta-feira – às 15h30min
Através de obras consagradas na literatura nacional e internacional, é possível identificar pontos de contato entre o mundo dos livros e os experimentos científicos expostos no MCT.


Ilustração Científica – Aracnídeos
16 de maio, quinta-feira – às 15h30min
Uma oportunidade para enxergar os aracnídeos expostos no Museu de uma forma diferente – com instrumentos profissionais de observação, a atividade permite conhecer a rotina e a prática da catalogação de insetos.


Mulheres na Ciência
17 de maio, sexta-feira – às 15h30min
Uma passagem histórica repleta de curiosidades pela vida das cientistas que revolucionaram a ciência e desafiaram as barreiras sociais de suas épocas.


Uma Noite no Museu
17 e 18 de maio, sexta-feira e sábado – das 21h às 8h
Existe vida em outros planetas? O astronauta do MCT está procurando a resposta e precisa reunir uma equipe de pequenos cientistas para decifrar esse mistério, em uma noite cheia de aventuras e aprendizados. A atração é destinada a crianças de 9 a 12 anos, e possui vagas limitadas. Inscrições e mais informações estão disponíveis neste link.


Uma Viagem à Evolução
18 e 19 de maio, sábado e domingo – às 15h30min
A ocupação do ambiente terrestre, a biodiversidade do planeta e o desenvolvimento da ciência estão ligados a evolução das espécies. O objetivo é conhecer as diferentes teorias da evolução em uma visita orientada pelos mediadores do Museu.

Semana Nacional dos Museus                                                               

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, a Semana Nacional dos Museus está em sua 17ª edição, com a temática Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições. A missão da temporada cultural, realizada em maio, próxima ao Dia Internacional do Museu, é fomentar debates no campo museal e a realização de projetos museológicos no território nacional. Em 2019, são 1.114 instituições participantes, e mais de 3.200 atividades especiais.


Leia Mais Veja todas