Projeto de Voluntariado está com inscrições abertas

Podem participar alunos, colaboradores e Alumni PUCRS

06/03/2019 - 08h02

Arte com o logotipo do voluntariado maristaPara quem deseja aproveitar seu tempo livre em favor de causas beneficentes, o Centro de Pastoral e Solidariedade está com inscrições abertas para o Projeto de Voluntariado. De 6 a 19 de março, alunos, professores, técnicos administrativos e Alumni PUCRS (diplomados) interessados em viver essa experiência podem fazer sua inscrição neste link para participar do processo. A data final está condicionada ao preenchimento das vagas, que são limitadas. Se o número máximo de inscritos atingir o limite antes do prazo final, será encerrado o processo de inscrição. Após essa etapa, é necessário participar do Encontro de Apresentação, no dia 23 de março (sábado). Todos os inscritos precisam participar do encontro, pois neste dia será explicado como funciona o projeto e as instituições que possuem vagas para receber os voluntários irão apresentar as suas atividades.

Procura cresce a cada semestre

Por meio do projeto, a PUCRS quer contribuir com a construção de uma cultura de solidariedade, buscando promover a formação integral dos que fazem parte da comunidade universitária. Ao longo dos últimos semestres a procura tem crescido, sendo que em 2018, houve 343 voluntários realizando atividades em 39 instituições. As entidades disponíveis estão divididas nos seguimentos da saúde, educação, assistência social, direitos humanos e meio ambiente.

Importância da disponibilidade

Outro ponto importante é o enfoque educativo do projeto. Além das atividades, os voluntários são convidados a participar de encontros de formação, ações de sensibilização e espaços onde possam avaliar e aprimorar o seu voluntariado. Por isso, solicita-se que aos inscritos que tenham a disponibilidade mínima de um semestre para desenvolver as ações e participar desses encontros de formação.

Para Tamara Rodrigues, estudante de Direito da PUCRS e voluntária no Abrigo João Paulo II,  “a experiência está sendo gratificante e enriquecedora. Com as crianças e jovens aprendi que tempo é a coisa mais valiosa que temos para dedicar aos que muitas vezes só precisam de carinho e atenção. Com certeza aprendo muito mais com eles do que eles comigo. O voluntariado é transformador”, revela. Para obter mais Informações, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3506.

Anote aí:

Período de inscrições: de 6 a 19 de março 2019 (ou enquanto houver vagas)
Encontro de Apresentação: 23 de março, sábado (participação obrigatória)
Horário: das 14h às 16h30min
Local: será informado diretamente aos inscritos
Público: Estudantes, professores, técnicos administrativos e alumni PUCRS (diplomados)
Atividades complementares: Para estudantes que realizarem atividades a partir de 40h, será emitido certificado, que pode ser usado como horas complementares.
Importante: Inscreva-se apenas se realmente puder ir ao Encontro de Apresentação, pois as vagas são limitadas.
Mais informações: [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3506