Câmara de Porto Alegre dedica sessão solene aos 70 anos da Universidade

Homenagem foi proposta pelo presidente do legislativo, vereador Valter Nagelstein

17/12/2018 - 12h02
pucrs 70 anos, homenagem, câmara municipal de porto alegre, vereadores, valter nagelstein, jaderson costa da costa, reitoria, vice-reitor

Vice-reitor Jaderson Costa da Costa (ao centro), com a homenagem recebida na Câmara / Foto: Camila Cunha

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre prestou homenagem aos 70 anos da PUCRS durante  Sessão Solene promovida no plenário, em 14 de dezembro. Proposta pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Valter Nagelstein, a cerimônia foi prestigiada pelo vice-reitor Jaderson Costa da Costa, na ocasião representando a Instituição, por pró-reitores e demais membros da comunidade acadêmica. Houve a manifestação de diversos camaristas, representando diferentes bancadas, referindo a relação pessoal e profissional com a Universidade.

O vereador Wambert di Lorenzo, que atuou como docente do curso de Direito por 19 anos, recordou seus trabalhos acadêmicos sobre Armando Pereira Câmara – primeiro reitor da PUCRS, a participação em ações do Centro de Pastoral e Solidariedade e a presença do reitor Ir. Norberto Rauch durante seu casamento. Ainda sobre a família falou de suas raízes maristas, tendo um tio que assumiu com provincial, e o fato de os filhos estudarem no Colégio Rosário. “O amor, a saudade e a gratidão que tenho à PUCRS são imensos desde que saí este ano, para me dedicar à vida política. A Universidade é uma luz para o Estado, para a inovação, a ciência e tecnologia. Que continue sendo este celeiro de conhecimento, conduzindo a verdade. A verdade é um valor absoluto que precisa ser buscado pela humanidade” ressaltou.

A comandante Nádia Gerhardt, diplomada em Letras, destacou que na Universidade se preserva uma tradição que passa de pais para filhos, de mães para filhas. “Também sou oriunda da PUCRS, fiz Letras e pós-graduação. Meu filho está cursando medicina. Vemos a importância dessa universidade para o Rio Grande do Sul, engrandecendo o meio profissional.  Agradeço à minha formação, à formação do meu filho e de vários jovens. A PUCRS vai além dos estudos. Tem museu, hospital e todo um trabalho importante para o nosso Estado”, destacou.

Reitores dão nome a ruas da Capital

Valter Nagelstein cumprimenta Costa da Costa / Foto: Camila Cunha

João Carlos Nedel recordou a obra de São Marcelino Champagnat, com a fundação do Instituto dos Irmãos Maristas, em 1817, e sua dedicação à evangelização e educação de jovens. Citou a chegada dos maristas ao Brasil e a criação da Universidade. “Desde o Colégio Rosário até a extraordinária obra dos irmãos Afonso, Otão, Norberto, Joaquim e Evilázio a PUCRS é símbolo de inovação e desenvolvimento. Todos souberam traduzir os anseios do fundador com o compromisso do saber, de promover o bem comum para a sociedade”, enalteceu. Nedel foi o proponente de homenagem ao Ir. Norberto Rauch, que atualmente dá nome de uma rua no bairro Jardim Carvalho, na zona leste da Capital.

O vereador Reginaldo Pujol, diplomado em Direito pela PUCRS, lembrou de sua relação próxima com o reitor Ir. José Otão, de quem foi aluno, e da homenagem que prestou ao mesmo ao nomear a rua que hoje se situa atrás do Colégio Rosário, no Centro de Porto Alegre. Como aluno, trouxe as lembranças da época em que houve transferência do Campus da avenida Independência para a avenida Ipiranga. “Fui feliz de 1965 a 1969, andando pelas vielas da PUCRS, como estudante”, celebrou.

Três gerações formadas na PUCRS

Foto: Camila Cunha

Ao retomar a palavra, o presidente Nagelstein destacou a importância da Universidade para o desenvolvimento econômico e social da Capital. Também disse que representa a segunda geração da família formada na PUCRS. “Recebi o diploma de Direito das mãos de meu pai e terei a honra de entregar à minha filha, que se forma no próximo mês de janeiro. Será a terceira geração da minha família que se forma na Universidade”, mencionou. Citou ainda que dirigia o Banco de Desenvolvimento Badesul, tendo auxiliado a viabilizar a construção do primeiro prédio erguido no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). “A PUCRS é a luz que nos indica o caminho a seguir. Vida longa à Universidade”, concluiu.

No desfecho da solenidade, o vice-reitor fez sua manifestação citando as obras a serem entregues à população porto-alegrense, como a ponte sobre a avenida Ipiranga e a ampliação do Instituto do Cérebro do RS. “O que fazemos na PUCRS deve impactar positivamente na comunidade. Comunidade é o local e o global. Nesse sentido, existe um trabalho conjunto da Universidade com o setor público e órgãos privados, na busca do bem comum. Agradeço pela homenagem e reitero nossa disposição em fazer de Porto Alegre uma cidade melhor, mais próspera e desenvolvida para todos nós”, declarou.

70 anos da PUCRS

Ao completar 70 anos, em 9 de novembro de 2018, a PUCRS se consolida como uma instituição de ensino e pesquisa, qualificada entre as melhores do País e referência em várias especialidades. A primeira universidade marista no mundo, teve origem em 1927, quando Irmão Afonso (Charles Désiré Joseph Herbaux), um religioso de espírito empreendedor e visionário, decidiu criar o Instituto Superior de Comércio. Dessa semente, surgiu o Curso Superior de Administração e Finanças, em 1931, que viria a integrar a Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas. Com Filosofia, Ciências e Letras, Escola de Serviço Social e Direito, foi conquistada a equiparação de universidade, no ano de 1948. O título de Pontifícia foi outorgado pelo Papa Pio XII em 1950, simbolizando o devotamento à Santa Sé. Acompanhe o histórico e demais atividades comemorativas no hotsite www.pucrs.br/70anos.