Alex Atala valoriza produtos e cultura alimentar do Brasil

Chef de cozinha demonstrou seus ensinamentos para os alunos do GAST

26/10/2018 - 19h00
alex atala, pucrs online, gastronomia, cozinha show

Foto: Camila Cunha

Valorizar os ingredientes e a gastronomia brasileira. Estes foram os principais ensinamentos transmitidos por Alex Atala – considerado um dos melhores chefs do mundo e um dos mais premiados do Brasil – em sua aula na Pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral (GAST) da PUCRS, ocorrida nos dias 24 e 25 de outubro. Atualmente, Atala comanda os restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, ambos em São Paulo. Também é fundador do Instituto ATÁ, que tem a proposta de aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza.

Realizada no Auditório Pedagógico Cozinha Show, a aula contou com receitas elaboradas em seus restaurantes. Para o aluno do GAST, Sílvio Bento, chamou a atenção a importância dada às relações humanas com a comida, como a origem dos alimentos. “Foram mais do que receitas, ele valoriza também o produtor do brasileiro. O chef reforçou que a cozinha é experimentar, precisa ter o ponto do equilíbrio para que as pessoas sintam o sabor”, comenta. Já a estudante Cristiane Figueró destacou o privilégio de assistido à aula de Atala. “O respeito dele as nossas raízes e formar uma identidade gastronômica brasileira é algo comovente”, analisa.

Premiado internacionalmente

Alex Atala foi eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas, em 2006, e o seu restaurante, D.O.M. (acrônimo da locução latina Deo Optimo Maximo), foi considerado 6º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul, lista World’s 50 Best Restaurants de 2013.

Atala é um defensor da culinária regional, como expressa em seu livro Por uma Gastronomia Brasileira, e coloca a culinária amazônica, especificamente a paraense, como base de alguns de seus melhores pratos.

Confira a galeria de fotos: