Universidade participa da Mostratec

Evento segue até sexta-feira, 30 de outubro, em Novo Hamburgo

29/10/2015 - 16h11

A PUCRS está presente na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que segue até sexta-feira, 30 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo. No espaço da Universidade e dos Colégios Maristas, os visitantes poderão conhecer o novo estande da Instituição, que propicia um passeio pelo Campus com óculos de realidade virtual. Há outras atrações também, como mais de 50 experimentos do Museu de Ciências e Tecnologia; o veículo de eficiência energética desenvolvido pelo curso de Engenharia Mecânica; a coluna de Destilação Piloto da Engenharia Química; a Planta de Simulação de Processos Químicos da Engenharia Elétrica; a mão biônica, o robô pianista, o cubo de LED’s, o robô de inspeção e a plataforma estabilizada da Engenharia de Controle e Automação. A Faculdade de Informática disponibiliza jogos e aplicativos.

Durante o evento ocorre também o Festival Mostratec de Robótica Educacional, promovido pela Rede Marista, em parceria com a Fundação Liberato. Nesta edição, que aborda o tema Luz e Tecnologias Baseadas em Luz, devem passar pelo local 10 mil visitantes e mais de 500 estudantes e educadores de 20 instituições de ensino.

Também estão entre os destaques da programação o 7º Desafio de Robôs (prática na Arena e apresentação de Pesquisa ou Curta), o projeto de exposições Cidade Laboratório e o 1º Desafio de Drones, inédito no País, e que ocorreu na quarta-feira, 28 de outubro. A equipe Seguidores de Necleto, do Colégio Marista Medianeira, foi a grande vencedora. As equipes Plact e Zum, ambas da PUCRS, ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Participaram sete times, que disputaram cinco rounds de cinco minutos com o objetivo de atingir o melhor desempenho dentro de um circuito de 15mx15mx5m, protegido por tela de segurança. O critério para definir o vencedor foi o menor tempo conquistado em uma volta com os drones dentro do circuito de obstáculos. A Seguidores de Necleto fez sua melhor volta em 34 segundos, enquanto a Plact levou 94s para concluir o percurso e a Zum, dois minutos e dez segundos. Outras informações no site www.mostratec.com.br.