Ai Weiwei é o próximo conferencista do Fronteiras do Pensamento

Evento tem a parceria cultural da PUCRS, com descontos para a comunidade universitária

01/10/2018 - 08h51

Fronteiras do Pensamento, Ai WeiweiO artista plástico, designer e cineasta chinês Ai Weiwei é o próximo conferencista do Fronteiras do Pensamento no dia 8 de outubro. O evento acontece no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110), a partir das 19h30min. Weiwei é conhecido por usar sua fama e suas mídias sociais defendendo a liberdade de expressão. Por causa do seu blog e de seu Twitter, onde criticava o governo de seu país, ele foi detido pela polícia chinesa por três meses e teve seu passaporte retido. Já no Instagram, seus posts nos últimos anos atraíram atenção internacional para a crise dos refugiados, enquanto seu documentário Human Flow foi lançado. Recentemente, lançou o livro Humanity, a obra é uma coleção de citações, excertos e aforismos do artista – extraídos de entrevistas e falas públicas.

A PUCRS é parceira cultural do evento. Professores, técnicos administrativos, mestrandos, doutorandos e Alumni (diplomados) da Universidade contam com 50% de desconto no pacote de ingressos para as conferências, abatimento válido também para um acompanhante. Os diplomados, para terem acesso ao valor diferenciado, devem portar a carteira Alumni na hora da compra. Informações sobre as carteiras podem ser obtidas pelos contatos da Rede Alumni. Estudantes de graduação têm meia-entrada, se portarem carteira de identificação estudantil, conforme legislação.

Para se inscrever é preciso ligar para o telefone (51) 4020-2050 ou enviar um e-mail para [email protected], informando nome completo, telefone e qual modalidade de desconto, reservando no máximo dois ingressos. O pagamento e a retirada das entradas são feitos no dia da conferência, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS.

Sobre Ai Weiwei

Weiwei é um dos artistas-ativistas mais destacados da atualidade. Desde a década de 1970, quando se tornou possível defender a liberdade de expressão na China, ele manifesta o ativismo em suas obras. É filho do poeta chinês Ai Qing, um dos primeiros intelectuais a serem politicamente cerceados. Ao longo da carreira, sua postura sempre foi irreverente, como em Dropping a han dynasty urn, na qual ele fotografou-se quebrando um vaso de dois mil anos; ou Sunflower seeds, quando cobriu o chão de uma sala da galeria Tate, em Londres, com sementes de girassol falsas feitas à mão por trabalhadores chineses. Em 2011, foi preso no Aeroporto de Pequim sob acusações de “evasão fiscal”. O projeto mais recente de Weiwei aborda a crise de refugiados em 23 países, tema de seu filme Human Flow – Não Existe Lar se Não Há para Onde Ir, de 2017.