Forte produção intelectual é destaque da Pós de Biologia Molecular e Celular

Com conceito 6 na avaliação da Capes, a formação está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro

29/10/2018 - 10h30
CPBMF, Centro de Pesquisa em Biologia Molecular e Funcional, INCT, INCT-TB, Tuberculose, Tecnopuc, Microscópio, Pesquisadora, Laboratório

Foto: Gilson Oliveira/PUCRS

Diferentes modalidades de formação acadêmica destinadas às pessoas que já concluíram um curso de graduação é o que oferta o Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da PUCRS, da Escola de Ciências. Criado em 2003, o PPGBCM manteve o conceito 6 na mais recente avaliação quadrienal da Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada em 2017. O conceito significa que o curso possui excelência internacional, certificando a qualidade do quadro de pesquisadores e da formação de discentes, com base em diferentes métricas. Atualmente, o Programa está com inscrições abertas para a seleção de mestrado e doutorado, para início no primeiro semestre de 2019. Até o dia 30 de novembro, os interessados podem se inscrever nos editais (mestrado e doutorado) por meio deste link.

Produção intelectual

Com forte produção intelectual, refletida em publicações em revistas internacionais de destaque nas áreas de conhecimento das linhas de pesquisa do Programa, o corpo docente permanente é constituído por 80% de bolsistas de produtividade em pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este é um indicador importante da qualidade dos pesquisadores que orientam o Programa.

“Todos os nossos professores apresentam um regime de tempo integral ou dedicação exclusiva à Universidade, portanto se focam integralmente às atividades de docência e pesquisa”, destaca o coordenador da PPGBCM da PUCRS, Cristiano Valim Bizarro. Ainda, segundo o professor, os alunos da pós-graduação são estimulados a participarem da elaboração e publicação de artigos de alta qualidade, construindo currículos que os tornarão capacitados a participar de processos seletivos subsequentes.

“Destaca-se ainda a importância dada aos diferentes aspectos da formação de nossos estudantes. Além das disciplinas especializadas que contemplam as linhas de pesquisa do Programa, são também oferecidas disciplinas em inglês, de escrita científica, estágios de docência, atividades de avaliação de projetos de pesquisa de alunos de graduação, apresentação de seminários e participação na organização de eventos científicos”, complementa o coordenador do PPGBCM.

O programa também apresenta uma trajetória de internacionalização consolidada, resultando em muitas oportunidades de realização de parte das atividades acadêmicas em instituições e grupos de pesquisa parceiros localizados em diferentes países.

Tipos de cursos

O PPGBCM oferece cursos acadêmicos de mestrado e doutorado. Os cursos de mestrado têm duração de dois anos e no doutorado são de até quatro anos. Em ambos os casos, o aluno recebe a orientação de um pesquisador pertencente ao PPGBCM e deve elaborar e executar um projeto que esteja dentro do escopo das linhas de pesquisa do Programa.

Mais informações pelo (51) 3320-3912 e pelo e-mail [email protected].

SAIBA MAIS
As inscrições para o processo seletivo já iniciaram e vão até dia 30 de novembro. A prova ocorrerá no início de dezembro de 2018. A prova ocorrerá no início de dezembro de 2018.
Bolsas de estudo
O PPGBCM dispõe de bolsas de estudos fomentadas pela Capes que são distribuídas conforme classificação no processo seletivo.
Mestres e doutores diplomados pelo Programa desde 2003
Mestres: 247
Doutores: 89
Professores titulados (doutores e pós-doutores)
Todos os professores credenciados no PPGBCM são doutores, Em alguns casos, realizaram o estágio pós-doutoral.
Professores bolsistas de produtividade do CNPq
O corpo docente do PPGBCM é constituído por 22 docentes permanentes, desses 17 são bolsistas de produtividade de pesquisa do CNPq.
Alunos de fora do País
Recebemos através do Programa PEC-PG alunos estrangeiros, oriundos de países da América Latina.
Alunos em estágio pós-doutoral
Atualmente, a PPGBCM tem vinculado 10 pesquisadores em estágio pós-doutoral.