Dia do Voluntariado é celebrado com encontro na Reitoria

Reitor Ir. Evilázio Teixeira conversou com estudantes, professores e técnicos administrativos

29/08/2018 - 12h28
reitoria, reitor, evilázio, voluntários, voluntariado, pastoral, professores, café

Foto: Camila Cunha

No Dia do Voluntariado, celebrado nesta terça-feira, 28 de agosto, foi promovido um encontro entre o reitor Ir. Evilázio Teixeira e participantes do programa Voluntariado Marista do Centro de Pastoral e Solidariedade PUCRS. Estudantes, alumni (diplomados) professores e técnicos administrativos foram recepcionados no Salão Nobre da Reitoria para um café da tarde, e puderam relatar ao reitor as rotinas como voluntários e maneiras para impulsionar o voluntariado educativo.

Durante uma hora de conversa, o grupo partilhou suas vivências e ouviu o Ir. Evilázio – que no passado coordenou o Centro de Pastoral e Solidariedade – relembrar o início do seu envolvimento com causas sociais. Ele valorizou e agradeceu o trabalho realizado pelos membros do programa e os estimulou a seguirem engajados.

Uma tradição familiar

A estudante de Psicologia e voluntária pela Pastoral Natália Santos Rosa faz parte da iniciativa desde março deste ano, mas sempre esteve ligada a atividades assistencialistas. “Meus pais já ajudavam na comunidade, consequentemente comecei a participar”. O Voluntariado Marista possibilitou unir a graduação e a tradição familiar. “Hoje trabalho no Centro Social Marista (Cesmar), acompanhando o desenvolvimento das crianças”. Para Natália, ver o reitor acolher o projeto e enxergar nele benefícios para a Instituição é fundamental. “Saber que ele tem a mesma trajetória foi, para nós, um gesto de acolhida”, completa.

reitoria, reitor, evilázio, voluntários, voluntariado, pastoral, professores, café

Foto: Camila Cunha

Atuando uma vez por semana no Centro Social de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, no acompanhamento infantil, Thomas Campos Crepon, também estudante de Psicologia, sente que o trabalho tem auxiliado na busca pelo sentido de vida. Classificou a oportunidade de interação na Reitoria como altamente positiva. “Ele nos disse que mesmo não podendo mudar o mundo, somos capazes de mudar a vida de alguém”. O jovem considera o trabalho na Pastoral essencial para alunos da Instituição, e afirma: “todos deveriam fazer em algum momento”.

Todos podem participar

A Pastoral possibilita aos alunos, professores e técnicos administrativos a participação nas atividades voluntárias por meio de processo de inscrição e seleção. O interessado pode optar por exercer a atividade individualmente ou em grupo. Até 2017, o programa de Voluntariado Marista já contava com mais de 240 participantes. Para mais informações sobre como participar das próximas atividades, informe-se pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3320-3506.

Sobre o dia do Voluntariado

No Brasil, o dia 28 de agosto foi instituído como o Dia Nacional Do Voluntariado, por meio da Lei Nº. 7.352, de 1985, sancionada pela Presidência da República. Desde então, esta data é celebrada anualmente por entidades que trabalham com voluntários.


Leia Mais Veja todas