Destaques da Educação Superior no Reino Unido são apresentados por Joaquim Clotet

Palestra foi realizada na manhã desta terça-feira, 28 de agosto

28/08/2018 - 14h03
Joaquim Clotet, palestra, ensino superior, reino unido, prédio 32, internacionalização

Foto: Camila Cunha

Uma plateia formada por universitários, professores, técnicos administrativos esteve presente no auditório do prédio 32 do Campus para prestigiar a apresentação Flashes sobre a Educação Superior no Reino Unido, ministrada pelo Ir. Joaquim Clotet, reitor da PUCRS no período de 2004 a 2016. No evento, ocorrido na manhã desta terça-feira, 28 de agosto, ele abordou suas impressões especialmente a respeito da Universidade de Oxford, onde realizou estudos de pós-doutorado durante o ano de 2017. A atividade contou com a presença do reitor Ir. Evilázio Teixeira e do vice-reitor Jaderson Costa da Costa, entre outros dirigentes da PUCRS.

Clotet deu início à palestra apresentando a instituição de Oxford em números. A tradicional universidade inglesa tem mais de 50 ex-alunos laureados com o prêmio Nobel. Atualmente, conta com 370 cursos de graduação, 120 programas de doutorado e 40 colleges, alguns deles focados somente em cursos de graduação e outros somente em mestrado e doutorado. Mais de 23 mil alunos estudam na instituição, 44% deles nascidos no Reino Unido, 17% na Europa e 39% em outros países. Só nos cursos de mestrado e doutorado são quase 11 mil estudantes.

Foco nas próximas gerações

Foto: Camila Cunha

O discurso de início do ano letivo, proferido pela reitora, Louise Richardson, chamou a atenção de Clotet:  “Ela afirmou que o grande tesouro do país são as universidades, que têm como grande missão a pesquisa e o ensino. Educar a próxima geração é o objetivo principal”, lembrou. Os desafios apontados por ela seriam os avanços tecnológicos, a globalização e a consolidação dos valores mais fortes da instituição.

Com inúmeras fotos ilustrando os colleges da instituição inglesa, Clotet enfatizou a tradição dos institutos, alguns deles com séculos de fundação. A biblioteca, prédio que se destaca em meio aos outros pela sua arquitetura, conta com 11 milhões de livros, que não podem ser retirados, apenas consultados no local. Em contraste aos tradicionais prédios, o Big Data Institute possui arquitetura moderna e foi inaugurado há pouco, abrigando pesquisas na área de medicina. A educação continuada também é destaque na universidade inglesa, com mais de mil cursos oferecidos por ano, com temas mundiais.

Qualidade refletida nos rankings

Foto: Camila Cunha

Segundo os últimos rankings divulgados, as melhores universidades do Reino Unido na área de pesquisa são Cambridge, Imperial College London e Oxford. Já quando o assunto é qualidade do ensino, ficam em primeiro lugar Buckingham e St. Andrews. “Isso mostra que as universidades de elite devem pensar seriamente nos passos que devem dar para aumentar a qualidade do ensino daqui para frente”, salientou. Quando o assunto é empregabilidade e salários dos egressos, os profissionais da saúde se destacam. Os formados nesta área são os que têm maior sucesso na busca por um emprego e também os melhores salários.

Em um campus onde é muito comum ver os estudantes sentados na grama, lendo um livro ao sol, os alunos vindos de outras nacionalidades cursam o chamado “currículo branco”, aprofundando seus estudos na cultura europeia. Outro assunto que mereceu destaque na apresentação foram os chamados free speech, locais para diálogo e discussões promovidas pelos centros acadêmicos.

Para finalizar, Clotet ressaltou que “pensando no que presenciei e também na PUCRS, lembro que excelência e identidade católica marista são dois lados da mesma moeda. Temos que continuar nesse caminho, com muito esforço, todos comprometidos com o que fazemos muito bem”, afirmou.

Sobre o Ir. Joaquim Clotet

O professor Ir. Joaquim Clotet é doutor em Filosofia e Letras, área de concentração em Ética, pela Universidade de Barcelona. Realizou pós-doutorado nas universidades de Warwick e de Oxford, na Inglaterra. Detém os títulos de Doutor Honoris Causa pela Dalhousie University (Canadá) e pela Universidade São Marcelino Champagnat (Peru). Atuou como professor na Faculdade de Filosofia da Universidade de Barcelona e leciona Bioética nos cursos de Mestrado e Doutorado em Filosofia, Medicina e Odontologia na PUCRS. Também é professor visitante da Universidade Santiago de Compostela (Espanha), nas universidades Nacional de La Plata e de Buenos Aires (Argentina), além da Universidade Federal da Bahia. Clotet também foi membro da Comissão Nacional sobre o Acesso e Uso do Genoma Humano, do Ministério da Saúde, bem como é autor de 11 livros nas áreas de filosofia, de ética e de bioética, publicados na Espanha, Argentina e Brasil.