Universidade recebe Fórum iRS para debater qualidade de vida no Estado

Evento nesta terça, 21 de agosto, reflete pesquisa feita em parceria entre PUCRS e Zero Hora

20/08/2018 - 07h53

iRS,indice de desenvolvimento rsNesta terça-feira, 21 de agosto, a PUCRS será sede da 5ª edição do Fórum iRS, voltado ao debate sobre os resultados Índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS). O levantamento, que mede a qualidade de vida nos Estados brasileiros, apontou na sua mais recente edição a queda do Rio Grande do Sul em relação ao Estado do Paraná, passando da quarta para a quinta posição entre as 27 unidades da federação. Para analisar os dados e sinalizar possíveis caminhos e cenários, foram convidados seis especialistas em educação e segurança, entre eles professores da PUCRS. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre das 8h às 11h30min, no auditório do prédio 50 (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre), e as inscrições podem ser feitas neste link.

Com base em dados de 2016, a quinta edição do índice, pesquisa realizada numa parceria entre PUCRS e Zero Hora, com apoio institucional de Celulose Riograndense, foi apresentada no dia 7 de agosto. O estudo mostrou que os gaúchos perderam, pela primeira vez, uma posição no ranking geral de qualidade de vida no país.

Educação e segurança em debate

O fórum irá reunir especialistas com perfis complementares para apontar possíveis caminhos para os problemas em educação e segurança, as duas áreas que mais impactaram a queda do RS e que mais abrem possibilidade de intervenção local com políticas públicas adequadas. Na quinta edição do iRS, o Rio Grande do Sul caiu do nono para o 11º lugar na dimensão educação e baixou do terceiro para o quinto lugar em segurança.

Conheça os debatedores

EDUCAÇÃO

Lucia Giraffa, professora da Escola Politécnica da PUCRS – Doutora em Ciências da Computação pela UFRGS e pós-doutora pela Universidade do Texas em Austin, no College of Education, nos Estados Unidos. Pesquisa Informática na Educação (IE), com ênfase em softwares educacionais, formação de professores para uso de tecnologias, educação a distância e ensino de algoritmos e programação para iniciantes. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância.

Maria Beatriz Luce, professora titular de Política e Administração da Educação na UFRGS – Integrante do Conselho Nacional de Educação por dois mandatos, um na Câmara de Educação Básica (2004-2008) e outro na Câmara de Educação Superior (2008-2012), responsável pela comissão de implantação da Universidade Federal do Pampa e reitora pró-tempore (2007-2012) da instituição.

Bruno Morche, doutor em Sociologia pela UFRGS e mestre em Educação Comparada e Internacional pela Universidade de Londres. Especialista em Ensino Superior e consultor de edtechs (startups de educação) e universidades em países como Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Brasil. Gestor de parcerias e projetos da empresa de educação e tecnologia Unitu, em Londres, e pesquisador e gerente de parcerias acadêmicas da Amity University, da Índia.

 

SEGURANÇA

Soraia Musse, professora da Escola Politécnica da PUCRS. Pós-doutora pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e doutora pela Escola Politécnica Federal de Lausana (Suíça). Presidente da Comissão Especial de Jogos da Sociedade Brasileira de Computação.

Gilmar Bortolotto, procurador de Justiça Criminal e coordenador do Núcleo de Apoio à Fiscalização de Estabelecimentos Penais. Integrante do Ministério Público desde 1990. A partir de 1998, atuou na fiscalização de presídios, atividade exercida até 2015. Atualmente, trabalha em projetos para melhoria do sistema carcerário.

Luis Antônio Johnson, juiz de Direito. Diretor do Foro da Comarca de Lajeado, no Vale do Taquari, e juiz substituto da Vara de Execuções Criminais. Líder do movimento comunitário que resultou na construção do Presídio Feminino de Lajeado.


Leia Mais Veja todas