Ronaldo de Brito lança livro e fala sobre escrita criativa

Evento será nos dias 22, 23 e 24 de agosto

20/08/2018 - 10h39
Ronaldo Correia de Brito

Foto: Luiz Santos/Divulgação

O escritor cearense Ronaldo Correia de Brito participará de palestras sobre escrita criativa e lançará seu novo livro, Dora Sem Véu, na PUCRS. As atividades terão mediação do professor da PUCRS e escritor Altair Martins. A programação, com entrada franca e aberta ao público, ocorre nos dias 22, 23 e 24 de agosto no Instituto de Cultura, localizado no 7º andar da Biblioteca Central da PUCRS. Para participar, é necessário se inscrever pelo link  http://bit.ly/RonaldoCorreiadeBrito.

No dia 22 de agosto, às 19h30min, o bate-papo será sobre A arqueologia do romance Dora Sem Véu e, na sequência, ocorre a sessão de autógrafos do romance. Já no dia 23, no mesmo horário, a conversa gira em torno do tema Tramas do falar ao escrever. No último dia, 24 de agosto, também às 19h30min, a pergunta que norteará a discussão será O conto possui tamanho?

 

Sobre o autor e a obra

Autor de 11 livros, o escritor recebeu o prêmio São Paulo de Literatura, em 2009, pelo romance Galileia. Após, mais dois romances foram publicados: Estive Lá Fora, em 2012, e agora, Dora Sem Véu, livro no qual o autor volta ao agreste, universo de seus primeiros contos Faca (2003) e Livro dos Homens (2005).

Em Dora Sem Véu, Ronaldo retoma não exatamente o caminho da literatura regionalista da primeira metade do século passado, pois elege uma nova trilha, a do drama contemporâneo, recorrendo aos elementos formais da tragédia clássica para espelhar uma sociedade mítica, a sertaneja, em confronto com a modernidade laica.

Com traços dostoievskianos, em Dora Sem Véu, o escritor cria uma narrativa emocionante e multifacetada sobre o amor e a culpa. Sua personagem principal, Francisca, é uma mulher de meia-idade que vai com o marido explorar seu passado obscuro em busca da avó Dora que nunca conheceu. Nessa viagem reveladora, ambos irão enfrentar o amor, as suspeitas e a morte.


Leia Mais Veja todas