Tecna amplia o ritmo de produções audiovisuais

Recentemente, o Centro abrigou produções de filme, campanha publicitária e game

20/07/2018 - 14h35
tecna, tecnopuc, famecos, escola de comunicação, artes e design, Teccine-Tecna, curta-metragem

Cena do curta-metragem Todo o ar que ainda resta
Foto: Divulgação

Filme sobre a solidão, jogo digital de alienígenas e campanha para bebês são os mais recentes projetos realizados no Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul da PUCRS. O local é o único estúdio do Brasil localizado em um Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), e ligado a uma Universidade. Além da utilização por profissionais e empresas do mercado, a estrutura também é usada pelos alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS.

Curta selecionado pelo edital Teccine-Tecna

Entre as produções desenvolvidas no Estúdio A, está o curta-metragem Todo o ar que ainda resta, com direção e roteiro de Bruno Dariva. Selecionado no edital Teccine-Tecna, o filme foi realizado por estudantes do curso de produção audiovisual da PUCRS e, está em fase de inscrições em festivais.

Todo o ar que ainda resta é uma trama que aborda a solidão, retratada a partir da história de João, um homem de idade que vive isolado em uma casa nas profundezas do oceano. O personagem não espera grandes mudanças em sua rotina, mas a virada acontece quando recebe uma visita inesperada.

Entre os diferenciais do filme, está a utilização de um aquário para atingir os efeitos desejados. “Como queríamos simular uma visão externa do submarino, colocamos o aquário com água em frente à câmera para conseguirmos uma imagem mais opaca e turva”, explica o diretor.

tecna, tecnopuc, famecos, escola de comunicação, artes e design, jogo digital, Teccine-Tecna

Produção do jogo Esquadrão 51
Foto: Divulgação

Produção mistura game e cinema live action

Outra produção concebida no Tecna é o jogo digital Esquadrão 51 realizado pelo estúdio brasileiro de games independentes Loomiarts, que utiliza a técnica live-action (cinematografia realizada por atores reais). Em parceria com Fehorama Filmes, Abóbora Filmes e Kiko Ferraz Studios, a história se passa durante uma invasão alienígena no planeta Terra, com um grupo de rebeldes na luta contra os invasores.

A previsão de lançamento do game é para o primeiro trimestre de 2019 e estará disponível para Nintendo Switch, Xbox One e PC.

tecna, tecnopuc, famecos, escola de comunicação, artes e design,  campanha publicitária, Teccine-Tecna

Cenário da propaganda de produtos para bebês
Foto: Divulgação

Campanha publicitária de alcance internacional

A produtora Corazon Filmes, em parceira com Filling Produções, realizaram uma campanha publicitária de produtos para bebês, com veiculação para a América Latina, no primeiro semestre de 2018. A direção é de Raphael Gasparine.

Infraestrutura do Centro

O Tecna abriga uma completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa. A estrutura compreende um estúdio de cinema e TV, com 300 metros quadrados, paredes com isolamento acústico, piso acústico flutuante com sistema antivibração, grids modulares ajustáveis, sistema de elétrica cênica, área disponível para instalação de switch de vídeo e de áudio acopladas.

São 130 metros quadrados de áreas de apoio com camarins, banheiros, figurino, área de arte e áreas de base de produção. Possibilidade de acoplamento de gerador, de unidades móveis de áudio e vídeo sem interferência acústica. Também possui um laboratório de animação e efeitos visuais, Renderfarm (renderização de imagens) e servidor de arquivos com back-up, estúdios de motion capture e de mixagem.

Para o início de 2019, ambientes voltados à pós-produção de imagem e som iniciarão as suas operações também. Em agosto, um novo estúdio, com áreas de apoio e marcenaria será disponibilizado.

Utilização dos ambientes

O Estúdio de Cinema e TV do Tecna está à disposição do mercado audiovisual para sediar produções de conteúdo e eventos. As universidades do Rio Grande do Sul também podem utilizar a infraestrutura do Centro para sediar atividades curriculares, projetos especiais e pesquisas. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3353-7014.