Vestibular de Verão 2016 ocorre neste final de semana

Concurso teve 9.636 inscritos

03/12/2015 - 10h33

A PUCRS realiza neste sábado e domingo, 5 e 6 de dezembro, o seu Vestibular de Verão 2016. O concurso teve o total de 9.636 inscritos e os cursos mais concorridos são Medicina (47,18 candidatos por vaga), Engenharia Civil (5,88), Arquitetura e Urbanismo (5,40), e Odontologia (5,0).

No sábado, 5 de dezembro, ocorrem as provas de Física, Biologia e Língua Portuguesa, compostas por dez questões objetivas de cada disciplina (totalizando 30) e uma de redação. No domingo, 6 de dezembro, serão aplicadas as provas de Química, Geografia, História, Literatura em Língua Portuguesa, Matemática e Língua Espanhola ou Língua Inglesa, compostas por dez questões objetivas de cada disciplina (totalizando 60).

São 69 opções de cursos e 3.818  vagas. As provas ocorrem a partir das 16h e seguem até as 20h, e serão realizadas nos prédios 11, 12, 30 e 50.  Recomenda-se a chegada ao Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) uma hora antes do início (ou seja, às 15h). O ingresso nas salas se dá a partir das 15h30min. Os candidatos deverão portar a cédula de identidade e caneta esferográfica azul ou preta.

A divulgação das listas de classificados e de espera será feita a partir do dia 9 de dezembro pelo e-mail fornecido pelo candidato na inscrição e pela internet. O site vestibular.pucrs.br oferece informações complementares e download do Manual do Candidato. Outras informações no Setor de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557.
Atividades para acompanhantes
Quem estiver acompanhando os vestibulandos terá um espaço de distração no Projeto Acalanto, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, nos dois dias. Em frente ao prédio 15 estarão os Food Trucks Japesca e Versão Brasileira, além do estande da Nutrimate, que oferecerá chimarrão e chás.

Os acompanhantes também poderão assistir filmes: no sábado, às 16h30min, será exibido o longaMalévola, no auditório do prédio 9. No domingo, será a vez de Uma viagem extraordinária, no mesmo local e horário. No prédio 9 estarão disponíveis sala de internet e estandes com informações sobre possibilidades de créditos. Também será realizada missa na Igreja Universitária Cristo Mestre, às 16h30min.

No sábado, será oferecida a oficina Mover-se com saúde, às 16h30min e às 17h30min. No mesmo dia serão disponibilizadas informações sobre o curso de Ciências Aeronáuticas e Aeroclubes, na sala 124 do prédio 10, às 16h.
Créditos para calouros
A PUCRS conta com um novo Crédito Educativo, o PUCCRED. Ele permite ao estudante, durante o curso, pagar 25% do valor da mensalidade, conforme grade curricular. O crédito concedido de 75% será restituído em até o dobro do prazo de utilização. A nova modalidade destina-se aos estudantes calouros e dentro das condições e disponibilidades previstas. A correção é feita de acordo com a variação das mensalidades, limitada a 6,5% ao ano, índice utilizado pelo Fies. Informações sobre regramento, disponibilidade, entre outras, estão disponíveis em www.pucrs.br/puccred.

Outra opção é o Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Proed), que recebe inscrições até 18 de dezembro. Interessados podem acessar o site www.pucrs.br/proed, onde está disponível o link para simulação e inscrições de calouros que ingressarem por meio do Concurso Vestibular 2016/1. Na página também é possível fazer download da Ficha de Inscrição para veteranos, estudantes que ingressaram como diplomados, reingressos e transferências.

Detalhes sobre ambos podem ser obtidos na Central de Atendimento ao Aluno, prédio 15, pelo telefone (51) 3320-3588 e nos sites citados.