Férias escolares: momento para atualizar o currículo e ingressar no mercado

Escritório de Carreiras da PUCRS dá dicas para incrementar o LinkedIn

10/07/2018 - 16h02
linkedin, oportunidade, carreira, escritório de carreiras, currículo, era digital, emprego

Foto: 089photoshootings/Pixabay

O período de férias escolares é um momento para aproveitar as novas oportunidades de trabalho. Para conquistar um emprego, além de estar em constante aprendizado, é necessário ter um currículo atualizado e bem visível às empresas que estão em busca de novos talentos. “Vivemos na Era Digital em que não é mais necessário estar fisicamente presente para ter acesso às informações ou conteúdos interessantes. O mesmo vale para uma boa rede de contatos”, recomenda a consultora do Escritório de Carreiras da PUCRS, Gabryellen Fraga.

Há algum tempo, o LinkedIn vem mostrando a sua potência e, atualmente, pode ser considerada a maior rede de relacionamento profissional online. Porém muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a utilização correta da ferramenta e sobre quais informações são realmente relevantes acrescentar.

Confira algumas dicas básicas para fazer o melhor uso da plataforma:

Acerte na foto

A indicação é colocar uma foto profissional, ou seja, uma imagem posada. A dica é que seja escolhida um local com um fundo claro e limpo, usando uma vestimenta adequada à sua área, com enquadre da cintura para cima. “Sabe aquela foto que você tirou na formatura da sua amiga? Aquela foto de festa? Ou ainda uma selfie? Então, essas não são as melhores escolhas”, comenta a consultora.

O que colocar no resumo

O resumo do Linkedin se compara ao das qualificações do currículo, é o seu minicurrículo. Neste item se deve colocar, de forma sucinta, suas habilidades e conhecimentos técnicos, bem como experiências já vivenciadas. Disponha essas informações em forma de tópicos, destacando seus diferenciais e principais experiências.

Competências e recomendações são necessárias

Esse é um item em que as pessoas podem recomendar pelo seu trabalho. As competências servem como filtros para a busca dos recrutadores. Quanto mais específicas forem as competências, melhor as empresas conhecerão suas reais habilidades e, com isso, maiores as chances de seus outros contatos no LinkedIn recomendarem você. Alguns exemplos seriam: vendas diretas, liderança de equipe e gerenciamento de projeto. Atenção: assim como no resumo, o foco é nas competências técnicas, ou seja, as comportamentais como, por exemplo, proatividade.

Conexões estratégicas

Por ser uma rede para relacionamento profissional, o LinkedIn possibilita que se possa conectar pessoas sem fronteiras. Busque profissionais que são interessantes, encontre conexões estratégicas. Junto a isso, amplie sua rede com os profissionais de Recursos Humanos e headhunters. Além disso, é essencial seguir empresas que já tenha interesse em trabalhar. Essas ações permitem que se aumente as possibilidades de ser contatado para uma vaga. É a oportunidade de entender a trajetória dos profissionais das empresas de interesse e também estar por dentro de eventos, palestras e cursos na área desejada. “Como estamos falando de uma ferramenta online, por que não utilizá-la para o mercado internacional também? O networking no LinkedIn não tem fronteiras”, complementa Gabryellen.

Frequência é essencial

É importante realizar o uso diário da ferramenta a fim de estar atualizado em relação às oportunidades, além de poder receber as novidades do mercado em primeira mão. Entretanto, somente entrar no LinkedIn diariamente não é o suficiente. É recomendado uma interação com outros usuários, o compartilhamento de informações e a produção de conteúdo. Dessa forma, é demonstrado empenho, além de expressar e manter o perfil atrativo.

Serviços gratuitos

Para alunos e diplomados da Universidade, o Escritório de Carreiras da PUCRS está disponível para ajudar na construção do perfil e uso dessa ferramenta. Outras informações pelo telefone (51) 3205-3141
ou pelo e-mail [email protected]