Pastoral participa de Congresso de Responsabilidade Social Universitária

Evento internacional ocorreu em maio, no Centro de Eventos da Faccat, em Taquara

13/06/2018 - 11h06
Centro de Pastoral e Solidariedade,CPS,Jaquelini Debastiani,1º Congresso Internacional de Responsabilidade Social

Jaquelini Debastiani foi uma das representantes da Pastoral no Congresso / Foto: Arquivo pessoal

O Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS participou do 1º Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária (RSU), representando pelo Voluntariado e pela Rede Solidariedade. Promovido pela Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o evento ocorreu de 23 a 25 de maio, no Centro de Eventos da Instituição, em Taquara (RS). A programação contou com mesas redondas e painéis relacionados à temática central, tais como RSU: entre o discurso e a prática; Bem comum e relevância social como desafios para a educação superior latino-americana; e Oportunidades de desenvolvimento sustentável e indicadores (avaliação institucional).

Voluntariado

Centro de Pastoral e Solidariedade,CPS,Silvia Zuffo,1º Congresso Internacional de Responsabilidade Social

Silvia Zuffo com um dos pôsteres da Pastoral / Foto: Arquivo pessoal

No Congresso, dentro da Feira de Boas Práticas, o Programa de Voluntariado destacou os impactos que a atividade produz na PUCRS, tais como o engajamento na construção da cultura da solidariedade e a criação de um espaço educativo que considera a formação humana com o mesmo peso que a intelectual/técnica. Os adeptos ao projeto crescem a cada ano. Em 2017 houve 243 voluntários, e, já no primeiro semestre deste ano, 358 pessoas escolheram uma instituição para voluntariar.

Rede Solidariedade

A Rede Solidariedade apresentou o processo de construção coletiva em que ocorreu o projeto, lançado recentemente na Universidade, que visa potencializar a atuação social da PUCRS na relação que estabelece com a sociedade. Assim, a Rede poderá cumprir o seu objetivo: conectar pessoas, projetos e contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna.

Poderiam participar da Feira de Boas Práticas, Instituições de Ensino Superior, organizações da sociedade civil e governos locais que, em conjunto com as universidades, realizam experiências que colaboram para a transformação da educação superior de forma inovadora no âmbito da Responsabilidade Social.